Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 01:23:03
Geral

Revisão

Motoristas devem ficar atentos à revisão do carro para viajar. Detalhes simples podem evitar problemas na viagem e multas.
 

Revisão

23/12/2015

Por Danielli Artigas de Oliveira

Com a correria de final de ano muitos motoristas acabam esquecendo de fazer a revisão do carro e não é incomum encontrar veículos parados às margens das rodovias. A situação acaba atrapalhando as férias e até podem resultar em multas.
Leandro Zavatti, sócio-proprietário e gerente de oficina da Bosch Car Service Zavatti, enfatiza que o ideal é que a revisão do carro seja feita anualmente ou no máximo a cada 10.000 Km. Ele explica que a revisão evita desgaste do carro e muitos problemas, que facilmente podem ser prevenidos. A indicação é que seja feita pelo menos uma semana antes de viajar, para que possa testar o carro, se não apresenta nenhum problema.
O serviço deve ser feito com técnico de confiança e que dê garantia dos serviços. Segundo ele, uma vantagem da Bosch Car Service é por ser uma rede, em que o cliente encontra a mesma empresa em outras cidades e caso o veículo apresente algum problema pode procurar o serviço com a mesma qualidade, pois são oficinas interligadas e que dão uma garantia maior de serviço, que segue padrões de revisão.

Faça a revisão

Parte elétrica – Importante checar a iluminação, como luz de freio, farol e pisca. Além da segurança, o não funcionamento correto destes itens gera multa. Buzina também deve estar funcionando e muitas vezes no dia-a-dia os motoristas não se atêm a isso.
Pneus – Os pneus têm uma marcação no friso que corresponde ao desgaste mínimo para circulação. É possível fazer o rodízio para melhor aproveitamento dos pneus. Leandro destaca a importância da geometria e balanceamento para que o carro não perca estabilidade, não haja vibração no volante e diz que isso também evita o desgaste dos pneus. Os motoristas ou profissionais especializados na revisão ainda devem lembrar de checar as condições do estepe, macaco e chave de roda.

Arrefecimento – Na revisão é checado o sistema de arrefecimento, se as mangueiras não estão ressecadas, como está o aditivo de radiador, se não há água suja que interfira no desempenho e o eletroventilador. “Detalhe simples, mas que se der algum problema o carro acaba parando e vai estragar a viagem da pessoa”, comenta.

Freios – disco, pastilha, óleo e tambores de freios devem ser checados.

Suspensão – a bom funcionamento dos amortecedores e buchas influenciam na direção do veículo.

Paleta – item básico no carro, mas muitos só lembram da paleta quando precisam utilizar em dias de chuva e muitas vezes não conseguem fazer a troca no momento. Por isso a importância da revisão, que vai checar a qualidade e funcionamento das mesmas.

Bateria – A bateria está ligada ao sistema de partida do veículo e precisa haver cuidado preventivo. Leandro Zavatti comenta que quando faltar bateria, se feita recarga de forma errada pode acontecer problemas ainda maiores. Para casos de emergência eles também prestam serviço de orientação.