Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 03:58:59
Geral

Aplicativo

08/12/2015

Aplicativo de primeiros socorros é desenvolvido em Campo Largo

Aplicativo

08/12/2015

Por: Danielli Artigas de Oliveira

Um aplicativo gratuito e que foi criado com objetivo de salvar vidas, para prestar socorro em diferentes situações. Esse é o Aplicativo de Primeiros Socorros Emergenciais – APSE, criado por alunos da Facecla e que foi lançado na quarta-feira (25).

Estiveram envolvidos alunos da Faculdade de Sistemas de Informações, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Direito e Enfermagem, com coordenação de Cleverson Specht. Os alunos de Enfermagem foram responsáveis pelos treinamentos e conteúdo do aplicativo, os de Direito por toda a parte legal e os alunos dos cursos de Sistemas foram os que desenvolveram.

Esse projeto simulou o trabalho de uma empresa, com envolvimento de diversos profissionais, proporcionando uma grande interação entre os alunos. Foi iniciado em julho deste ano e finalizado em novembro. Calcula-se que, se fosse fazer no setor  privado, custaria R$ 42 mil, mas por ser em meio acadêmico o custo foi zero.

O aplicativo funciona na plataforma Android, iOS, Windows Phone e para tablet. Segundo pesquisas realizadas pelos alunos e professores envolvidos, não existe outro aplicativo igual a esse e apesar de acadêmico gerou um resultado bem profissional.

A intenção é salvar vidas, com informações de primeiros cuidados, mas ao acessar a primeira informação que aparece é o telefone de contato de acordo com o tipo de emergência. Então primeiro deve ser feita a ligação e até que o socorro chegue tem as orientações do que a pessoa pode fazer para minimizar os riscos e salvar vidas.

O aplicativo mostra o passo a passo, de forma escrita e também falada. Não precisa ser utilizado apenas quando acontece uma emergência, é importante também para adquirir informações e já estar preparado em situações como essas.

Destaque
Em poucos dias de lançamento o aplicativo já é o terceiro mais recomendado no site Tecmundo, que é uma referência quando se fala em tecnologia. No sábado seguinte ao lançamento já haviam sido feitos 2.000 downloads. Outros sites também já estão divulgando o aplicativo.

Aplicativo
A interface apresenta oito ícones, cada um para uma determinada emergência: queimaduras, cortes e hemorragias, engasgos, quedas, afogamentos, paradas cardíacas, ataques de epilepsia e acidentes de trânsito. Mesmo quem não conseguir identificar o desenho, ao pressionar sobre ele aparece o nome.
Há um atalho para chamar o Samu, mas em cada ícone o aplicativo também direciona para um número de emergência. Em cada caso há instruções específicas para os primeiros socorros, em texto.

Selecionando o modo contínuo as instruções serão em áudio, facilitando no momento da emergência.
O aplicativo foi criado com interface bem objetiva e sem anúncios e informações desnecessárias, sendo prático e rápido.