28/11/2015
Placa em homenagem aos italianos é colocada em Igreja da Campina
28/11/2015
Por: Danielli Artigas de Oliveira
Os italianos são bastante valorizados em Campo Largo, principalmente na Colônia Campina, onde procuram resgatar histórias e vivenciar a cultura italiana. Os descendentes que ali vivem prestaram homenagem ao passado pioneiro dos italianos em evento no último domingo (22) na Igreja da Campina.
A iniciativa foi de Ademir Stoco, mas apoiada por todos. Ele explica que a placa é em comemoração aos 125 anos da chegada dos italianos celebrada o ano passado. “É uma forma de registrar os primeiros colonos na Colônia Campina”, diz. “Vivo de história. Nós brasileiros não temos a cultura de preservar, mas este era um bom momento, estamos vivendo a Itália que vive em nós, ouvindo o coração. A comunidade está valorizando mais essa cultura e os colonos que aqui chegaram, tudo que eles deixaram de história”, relata.
Na placa, a qual será chumbada na parede, está o nome dos 66 italianos que chegaram à região, citando que é homenagem dos filhos, netos e bisnetos destas 12 ou 13 famílias que ali vivem desde 1889. A relação de pessoas é do livro de José Aggio, que conta toda a história dos italianos.