Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 03:37:30
Geral

90º Aniversário

21/11/2015

Campo-larguenses comemoram o 90º aniversário do Colégio Sagrada Família
 

90º Aniversário

21/11/2015

Por: Danielli Artigas de Oliveira com informações da PMCL

Milhares de pessoas, muitas histórias, experiências inesquecíveis e que foram fundamentais para o desenvolvimento de muitos campo-larguenses. O aniversário de 90 anos do Colégio Sagrada Família - celebrado no último sábado (14) com missa na Igreja Nossa Senhora da Piedade e jantar no Clube Cultural (Polonês) - é motivo de comemoração e emoção para muitos.

O evento foi muito prestigiado e foi um momento prazeroso pelos reencontros e para lembrar de muitas histórias. No grupo do Facebook com o nome “Eu sou Sagrada Família – CESF Campo Largo”, ex-alunos e ex ou atuais professores deixaram registrados depoimentos, lembranças e muitas fotos de turmas, formaturas e eventos que aconteceram durante estes anos. “Acho que muitos têm uma história para agradecer de forma positiva e têm uma dívida para com esse colégio. A minha é que talvez hoje eu não fosse metade do que sou, com graduação, três pós-graduações e um mestrado”, escreveu Murilo Quimelli .

Durante o jantar, o prefeito Affonso Guimarães enalteceu a história da instituição em Campo Largo e a dedicação das irmãs e professores.  Ele contou que foi aluno e professor do colégio, assim como seus filhos, destacando a importância que os professores e as irmãs tiveram na sua formação. Recordou um episódio da infância em que um professor exaltou a sua inteligência, mas ao mesmo tempo fez uma ressalva quanto à sua letra. “O professor disse que eu era um menino inteligente, mas que tinha a letra feia”, disse. “Então virei médico”, brincou.

Affonso Guimarães fez questão de estar presente no jantar, acompanhado da família. “Não podemos deixar de participar de um evento que comemora uma parte importante da história da nossa cidade”, disse.

História
A fundação do colégio aconteceu em janeiro de 1925 e, por muitos anos, inúmeras foram as dificuldades, superadas somente graças à dedicação das irmãs, professores e comunidade. Há registro de que, em determinado período, as irmãs chegaram a passar fome. Após a fundação do ginásio, durante muito tempo os professores e as irmãs trabalharam sem usufruir de benefício algum. O colégio iniciou como escola particular e mais tarde passou a estadual. Foram instituídos o ginásio, a escola Normal e o primário.
A comemoração dos 90 anos do colégio inclui diversas atividades, entre elas a criação de uma página no facebook para que todos os que fizeram parte desta história possam interagir.