Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 03:41:43
Geral

Cléa Oliveira concede título ao artista Toto Lopes

04/11/2015

 

Cléa Oliveira concede título ao artista Toto Lopes

04/11/2015

Por: Luis Augusto Cabral


Em solenidade realizada no último dia 20, na Câmara Municipal de Campo Largo, a vereadora Cléa Oliveira entregou ao artista campo-larguense Tanielton Lopes Pereira, o “Toto Lopes”, o diploma de Honra ao Mérito “Professora Odila Portugal Castagnoli”. A solenidade, marcada pela emoção, contou com a presença de amigos, familiares e admiradores da obra do artista, além de autoridades municipais.

Cléa Oliveira lembrou, em seu discurso, que “Toto” passou sua infância com muita humildade, num tempo marcado por dificuldades, época na qual começou a mostrar seu talento artístico,  desenvolvendo seus próprios pincéis e tintas, de forma artesanal. “Com apenas 12 anos de idade – lembrou a vereadora – ele teve que começar a trabalhar para ajudar no sustento da família, desenvolvendo diversas atividades como funileiro, estofador, diagramador, vendedor de publicidade e até mesmo vendedor de picolé pelas ruas da cidade”.

“Ainda aos 12 anos – lembrou Cléa – ele participou de sua primeira oficina pública de Artes Plásticas, no prédio onde se localiza atualmente o Provopar. Aos 16 anos, começou a adquirir suas primeiras telas e aos 23 anos passou a desenvolver cenários em datas comemorativas, como por exemplo, a Casa do Papai Noel e a Páscoa. Em 2008, decidiu seguir seu grande sonho, que era trabalhar somente  com a Arte, e foi atrás de capacitação, se especializando em reutilização de materiais descartados (socioambiental). Fez cursos na área da Arte pela Universidade Federal do Paraná e criou o quadro de sua autoria, denominado “A Santa” (o mais importante de sua carreira), com o qual participou de três mostras de Artes em Nápoli – Itália – sendo uma delas o “Fórum Mundial de Cultura pela Paz”, organizada pela UNESCO. “Toto” trabalha há mais de setes anos como voluntário, e atua em vários Projetos de Campo Largo, os quais buscam atender crianças carentes da cidade, ensinando-as tudo que sabe de uma forma alegre e lúdica. Participa do projeto “A Praça é do Artista” desde 2008, é coordenador e idealizador do Projeto Eco-Natal, criado em 2009, é coordenador do grupo Pagliaccio e voluntário no Hospital Infantil Waldemar Monastier. Desenvolvendo ainda  um projeto próprio de voluntariado #colorindocampolargo, onde já teve suas obras registradas no Parque Newton Puppi e na Casa da Cultura”.

Para a vereadora “foi muito gratificante homenagear este nobre artista que tem contribuído muito na área da Cultura de nosso Município, deixando seu nome gravado nas pinturas, obras e projetos sociais. Fiquei muito feliz pelo “Toto” ter aceito o meu pedido de entregar-lhe esta homenagem. Daqui a dois meses, “Toto Lopes”, será pai, e assim tentará deixar sua arte em memória aos futuros. Ele tem orgulho de auxiliar no crescimento da cultura no Município, através de todo seu esforço e paixão pelo seu trabalho e pela cultura”.