Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 03:51:20
Geral

Silvano A. L. da Silva

04/11/2015

Escritor campo-larguense é homenageado na Câmara Municipal

Silvano A. L. da Silva

04/11/2015

Por: Luis Augusto Cabral

Por iniciativa da vereadora Lindamir Ivanoski, a Câmara Municipal de Campo Largo homenageou o escritor campo-larguense Silvano Antônio Lopes da Silva, com o diploma de Honra ao Mérito “Professora Odila Portugal Castagnoli”. O título foi entregue em solenidade realizada no último dia 20, na qual compareceram autoridades municipais, familiares e amigos do homenageado.

Silvano estudou na Escola Isolada do Bairro Botiatuva, formou-se no Senai de Curitiba, como Eletricista Industrial, trabalhou na Porcelana Schmidt e na Incepa, e, através desta última empresa realizou serviços em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiânia, além da Bolívia, Canadá e Estados Unidos.

Escritor
O escritor homenageado completou o Segundo Grau no CEEBJA Professor Domingos Cavalli, onde começou a escrever profissionalmente. Colaborou com a Ascel - Associação dos Funcionários da Cocel, onde redigia o Informativo Ascel “O Vagalume” e o Jornal “ Campo Cultural”. Na Cocel é Técnico em Manutenção Eletroeletrônica, onde é muito conhecido por seu trabalho, dedicação e algumas invenções, o que lhe renderam o Título de “Professor Pardal”. É um dos idealizadores e colaboradores do “Natal Luz” que, todos os anos, deixa a cidade mais bonita.

O gosto pela Literatura levou Silvano a dedicar seu tempo, e em especial, pela transformação de ideias, pensamentos e experiências. Hoje ocupa a “Cadeira número Um da Academia Campo-larguense da Poesia. É um grande pesquisador, poeta e fotógrafo.

A vereadora Lindamir Ivanoski destacou, na solenidade em que Silvano recebeu o título, que ele é um dos escritores que exploram a palavra, não no sentido literal, que complica, mas no sentido de descomplicar, de explicar para melhor ser entendido pelos leitores. “Sem escritores – disse ela - como definiríamos o amor? São eles que dão o devido valor às palavras. São eles que lhes dão vida, articulando-as”.

Lembrou a vereadora, que “um bom escritor muda a forma das pessoas verem as coisas, acrescenta-lhes perspectivas, faz ver por um lado que talvez antes não vissem. Através deles e da sua imaginação, permitem que trabalhemos a nossa. Dão-nos asas e novos mundos para explorar. Criam-se refúgios”.

Disse Lindamir, que Silvano é um exemplo de vontade, trabalho, esforço e superação, sempre com o apoio de sua esposa Alessandra e sua filha Gabriela. Amostras concretas do querer e da perseverança. Foram, todos os cinco, objetivos de vida alcançados e experiências que muito o realizaram.

Os livros de Silvano são: As Aventuras de Floriano, As Novas Aventuras de Floriano, Memórias Infância e Saudade, Andanças Pedaços de Minha Infância, Preciosas Memórias 80 Anos de Histórias de Aparecida Borges.

Silvano foi lembrado, ainda, pela sua percepção para as fotos, onde consegue observar como poucos a natureza. São destacadas, ainda, suas pesquisas históricas com a “Caminhada ao Passado”  e a sua  paixão pelos animais, já que também é o Benfeitor da Associação São Francisco de Assis /Balsa Nova, coordenando Campanhas que estão dando bons resultados em prol dos animais que neste local são recolhidos.