04/11/2015
Escola Sete de Setembro na Olimpíada de Astronomia
04/11/2015
Por: Luis Augusto Cabral
A Escola Municipal Sete de Setembro, de Campo Largo, foi uma das vencedoras da 18ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), Ministério da Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia. 59 alunos da Sete de Setembro receberam medalhas, três dos quais medalhas de Prata com nota 9,8 e outros três com nota 9,55.
A professora Maristela Mazon Silveira, diretora, disse que todos os anos a escola participa da Olimpíada, e esse é o terceiro ano seguido que os alunos ganham medalhas. Além das medalhas de Prata, outros alunos ganharam medalhas de bronze. A escola ganhou com a soma das notas da prova escrita, somada com o lançamento de foguete, realizado em maio último.
Ciências
A professora Maristela destacou a importância da participação da escola, nesse campeonato nacional. “Os alunos participam com muito interesse, toda a escola se envolve e as professoras das turmas premiadas, ganham diplomas que somam pontos aceitos pela Secretaria da Educação, para promoção”, explicou a diretora. Junto com a Olimpíada, acontece Mostra de Foguetes, que é a produção e o lançamento de foguetes produzidos com materiais alternativos. Aí vale a criatividade, a experiência e a participação de toda a turma. Da Escola Sete de Setembro, três alunos se destacaram com Medalha de Prata: Allan Gustawo Eurich Pietzack, José Eduardo Marques e Matheus Fontana Zanin.
A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A OBA e a MOBFOG ocorrem totalmente dentro da própria escola, têm uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo.
Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos e também os diretores escolares, recebem diplomas.