31/10/2015
Secretário apresenta Programa Pescô em sessão plenária na Alep
31/10/2015
Sucesso das ações da Secretaria de Políticas Sobre Drogas inspirou criação de Frente Parlamentar e será modelo para aplicação em escolas estaduais
Na sessão plenária dessa segunda-feira (26), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o secretário de Políticas Sobre Drogas de Campo Largo falou sobre as políticas preventivas adotadas no município.
O secretário foi convidado pelo deputado estadual Alexandre Guimarães (PSC), que criou a Frente Parlamentar de Políticas Sobre Drogas para discutir a aplicação das mesmas estratégias em âmbito estadual.
No pronunciamento, Weber explicou que, em apenas um ano, mais de 60 mil pessoas foram alcançadas por meio de diálogos nas escolas e ações nas comunidades.
“As drogas estão em todas as cidades, mas a sociedade ainda não sabe lidar com isso. Nossa proposta é mobilizar com informação. Uma pessoa informada decidirá corretamente se é bom ou não para a sua vida”, diz Weber.
Além de levar a alunos, pais, professores e comunidades dados sobre a destruição causada no usuário e nas famílias, a Secretaria utilizou música e artes para demonstrar o mundo de diversão que existe longe de drogas. As ações preventivas levaram inúmeras pessoas a buscarem ajuda.
“A Secretaria atendeu 1.000 famílias em Campo Largo e outras 400 pelo Departamento de Atenção Psicossocial Infantil: crianças com 7, 8 e 9 anos já inseridas, com problemas com maconha e alcoolismo”, acrescenta o secretário.
Inspiração para
Frente Parlamentar
Alexandre Guimarães definiu como agenda da Frente Parlamentar de Políticas Sobre Drogas encontros com educadores estaduais para estudar a melhor maneira de replicar as estratégias campo-larguenses.
“Sou profissional de saúde e sei bem que é melhor trabalhar a prevenção do que depois curar o doente. Vamos discutir com educadores estaduais a melhor maneira de inserir a prevenção na rotina escolar, assim como Campo Largo está conseguindo”, afirma Guimarães.
Os deputados integrantes da Frente fazem a primeira reunião já na próxima semana.