Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 03:59:54
Geral

Conferência dos Direitos da Mulher

Conferência dos Direitos da Mulher
30/10/2015
 
Realizada na quinta-feira (22), a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher de Campo Largo reuniu representantes de vários segmentos no auditório da Câmara Municipal para discussão de propostas embasadas no tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. Na ocasião foi formado o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, cuja criação foi proposta pela vereadora Sueli Guarnieri.
 
“Campo Largo se mobiliza para aumentar a rede de proteção e garantir os direitos às mulheres” destacou o prefeito Affonso Guimarães, lembrando as ações do município voltadas à proteção das mulheres em várias instâncias e parabenizando a vereadora pela iniciativa e a toda equipe envolvida na organização do evento.
 
A vereadora Sueli Guarnieri lembrou que a criação do Conselho da Mulher foi sugerida pelo próprio prefeito, ano passado, durante uma reunião com ela e a secretária da Mulher, de Curitiba, Roseli Isidoro, contando com a participação das vereadoras Cléa Oliveira e Lindamir Ivanoski. 
 
A secretária de Assistência Social Noeli Parchen parabenizou todas as pessoas envolvidas na realização da conferência, em especial a equipe da Assistência Social, desejando que as propostas nela sugeridas “realmente façam a diferença na vida das mulheres”.
 
Após a leitura do Regimento Interno, o músico Everton Gonçalves animou a platéia com a canção “Mulher” de Erasmo Carlos e, em seguida, a apresentadora do evento Pitchy Rodrigues também foi convidada a cantar. No improviso, Pitchy cantou a música “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos, num momento de descontração e participação de todos.
 
A palestrante convidada Gládis Zago, ao iniciar sua fala, fez uma alusão às músicas ouvidas e sua mensagem positiva à mulher. “Por mais Erasmos e Robertos nas nossas vidas”, disse, numa forma de apelo, contrário às canções que acabam denegrindo a imagem da mulher. Gládis Zago, formada em Direito e mestre em Ciência Jurídica, e Fabiana Kóling, formada em Direito e especialista em Ciências Penais, foram as responsáveis pelas palestras magnas ministradas pela manhã.
 
Durante a tarde foram discutidos os eixos centrais, com definição de propostas e formação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
 
Composição do Conselho
 
A composição do CMDM- Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Campo Largo de acordo com a Lei Municipal nº 2725 de 09 de outubro ficou estabelecida da seguinte forma:
Representantes do poder Governamental: Katiuscia Zini - SM Assistência Social; Ávila Maria Garret S. de Andrade - SM Educação, Cultura e Esporte;
Maria de Fátima Ribeiro - SM Políticas sobre Drogas;
Priscila Izabel Julião - SM Justiça e Cidadania; Talyne Malheiros Araújo - SM Saúde; Cristina Malaski Almendanha - AGM.
 
Representantes da Sociedade Civil: Maria Milani - Associação de Moradores Dona Fina;
Barbara Cristina N.G. Silveira - Associação de Moradores dos Jardins Santa Angela; Kely  Cristina e São Lucas Zeila Plath Silva - Associação Profissional (OAB);
Eliani Camargo Seguro - Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e Região Metropolitana; Lizandra Munhoz - Associação Erceana; Angela Maria Fidel da S. Andrade - Associação de Reciclagem Campolarguense - ARC.