13/10/2015
O cérebro aprende a enxergar de 0 aos 07 anos de idade
13/10/2015
Por: Danielli Artigas de Oliveira
São comuns os casos em que os pais não conseguem perceber problemas de visão dos filhos. Segundo o oftalmologista Dr. Wagner Oto Kawakami, muitas vezes a criança tem um olho bom que compensa o olho em que não enxerga tão bem, mas não percebe a diferença.
Geralmente aos 06 anos de idade, na escola, é que estimulam a fazer testes tampando um dos olhos e então descobrem-se alguns problemas na visão. Mas nesta idade pouco se pode corrigir, pois o cérebro aprende a enxergar até os 07 anos de idade. Dr. Wagner explica que, se percebido logo nos primeiros anos de vida a chance de reverter problemas de visão é grande. “Por isso vemos algumas crianças usando tampões em um dos olhos, é para estimular o outro olho que não enxerga tão bem”, explica. Se o problema não é percebido o olho se mantém fraco pela juventude e vida adulta.
Ele comenta que hoje em dia já realizam o Teste do Olhinho logo que a criança nasce. O teste detecta qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas que possam ser tratados devido à identificação precoce. Se não houver queixas, o ideal é que pelo menos aos 03 anos de idade os pais levam o filho ao oftalmologista para uma consulta de avaliação.