Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 06:30:27
Geral

Família Bubniak reúne mais de 400 descendentes e resgata origem

Família Bubniak reúne mais de 400 descendentes e resgata origem

11/10/2015

  Ainda na Polônia, na época em que uma parte foi tomada pela Áustria, se casaram Cassimiro Bubniak e Hedeviges Frusik, os quais tiveram quatro filhos: João, José, Antônio e André. Hedeviges Fusik Bubniak ficou viúva, com quatro filhos e passou muitas dificuldades.

Aos 37 anos, entre 1881 e 1882, migrou para o Brasil para fugir da fome, assim como tantos outros poloneses, os quais se submeteram a abandonar a terra natal, atravessar o Atlântico em navios e confiar na sorte.

A viagem foi difícil e durou aproximadamente três meses. Quando Hedeviges e seus quatro filhos chegaram ao Porto de Paranaguá passaram pela imigração e foram transferidos para Antonina, onde passaram a noite e no dia seguinte seguiram a Curitiba de carroça. Foram alojados em Tomas Coelho, onde aguardaram o prometido lote, este sendo em Colônia Cristina.

E foi em Colônia Cristina que a história da família Bubniak começou a ser escrita no Brasil. Na intenção de resgatar as origens e conhecer melhor a história dos ancestrais, a família Bubniak realizou o 3º encontro da família no dia 27 de setembro deste ano na Capela Santo Antônio em Campo Largo, reunindo mais de 400 descendentes. Após a santa missa teve almoço, momento de interação familiar e atividades culturais que deixaram o encontro com gosto de “quero mais”.

Para quem é descendente dos Bubniak, participou ou perdeu os primeiros encontros, poderá participar do quarto encontro que será em 2017 e terá grandes novidades, pois será realizado na Colônia Cristina e os organizadores prometem uma viagem às origens.