Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 05:21:59
Geral

Crédito

Campo Largo presente em evento para liberação de crédito a empresas. O presidente da Acicla, Marcelo Antonio Weber, que acumula também o cargo de presidente executivo da SGC Garantisul, foi quem representou o municí

Crédito

05/10/2015

Realizado em Lima, Peru, entre os dias 22 e 26 de setembro, o XX Foro Iberoamericano de Sistemas de Garantias e Financiamentos para MPEs, com participação de representantes de países das Américas, Europa e Ásia, teve a participação de Campo Largo. O presidente da Acicla, Marcelo Antonio Weber, que acumula também o cargo de presidente executivo da SGC Garantisul, estava acompanhado do diretor executivo da Garantisul, Alexandre Accioly e de outros presidentes de SGCs do Paraná e do Brasil.

O Brasil participou com uma delegação de cerca de 15 pessoas, organizada pelo Sebrae-PR. Para Marcelo, o evento serviu como comparativo das atividades das MPEs nos países participantes. O destaque é a forma de garantir os financiamentos às MPEs para que elas invistam e cresçam em seus locais de atuação proporcionando fortalecimento das pequenas empresas e também o desenvolvimento econômico do local onde atuam.

Dos países participantes, o Brasil é o único em que o Estado não participa e não investe  no fundo. Países como Coréia do Sul, Espanha e Peru, o governo aplica cerca de 100 milhões de dólares na formação deste fundo garantidor, cujo índice de inadimplência não chega a 2%. Na Europa, a criação destes fundos vem da época pós-guerra, quando praticamente todo o parque fabril europeu ficou em ruínas, sem nada a oferecer em garantias e a reabertura das MPEs dependendo muito de financiamentos.

As MPEs são responsáveis por mais de 90% das empresas cadastradas no CNPJ e também por mais de 80% dos empregos. Em comparativo com os outros países, nossas MPEs perdem em rentabilidade e produtividade, pois aqui no Brasil as MPEs detém pouco mais de 60% do PIB, enquanto nos países comparados chegam a 90%.

Segundo Marcelo, um dos principais fatores é a forma de tomar crédito para o crescimento. Muitas empresas não têm patrimônio para oferecer em garantia, o que dificulta  e encarece o acesso ao crédito. Por isso, a importância da criação das SGCs – Sociedades Garantidoras de Crédito.

A Garantisul  – SGC aqui para a Região Metropolitana e Sul de Curitiba e Litoral vem, segundo Marcelo,  com esse propósito: a de conceder cartas de garantia para as MPEs tomarem crédito com baixo custo financeiro. Inicialmente será aceita pelas instituições Sicoob, Agência de Fomento do Paraná e BRDE. A Acicla terá um departamento exclusivo para atendimento aos interessados na modalidade, serviço este que deve ser oferecido a partir de 01 de novembro.