Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 05:57:43
Geral

Prazo vence e ano que vem deve abrir novo concurso para GM

Prazo vence e ano que vem deve  abrir novo concurso para GM

03/10/2015

Por: Danielli Artigas de Oliveira


Em 2011 foram nomeados novos Guardas Municipais em Campo Largo, através do último Concurso Público realizado para contratação de novos guardas. Os convocados passaram por testes e treinamentos e ainda ficou uma lista de aprovados que seriam chamados futuramente.

A GM tem sido muito atuante no município, auxiliando inclusive o trabalho da Polícia Militar e Polícia Civil. A expectativa era de que os aprovados logo fossem chamados. Em 2013, com dois anos de concurso, o mesmo foi prorrogado por mais dois anos. Neste ano os aprovados deveriam ser chamados, mas por algumas dificuldades nada mudou.

A Folha recebe constantemente o contato de algumas pessoas perguntando como ficará essa situação e recebeu nesta semana o email de uma pessoa dizendo que “gostaria que cobrassem o prefeito e o secretário de segurança sobre o efetivo da GM, segundo a lei orgânica do município a GM deve fechar o mandato com 80 guardas e possui apenas 55, como farão e se podemos protelar convocação?”.

Em contato com o secretário municipal de segurança, Juscelino Bayer, o prazo para chamamento do concurso já venceu, pois em 2013 foi prorrogado por dois anos e já acabou esse prazo. Ele explica que neste ano não conseguiram contratar novos guardas pela dificuldade na Folha de Pagamento e Lei de Responsabilidade Fiscal. “Infelizmente não foi possível”, comentou Juscelino. Ele afirma que vão tentar para o ano que vem contratar 30 guardas.

Segundo informações da Prefeitura Municipal, “apesar do contingente atual, a Guarda Municipal tem executado um excelente trabalho na prevenção e no combate à violência em Campo Largo. Esse desempenho fica claro para toda população ao acompanharmos as notícias das ações promovidas pela GM a cada semana. São prisões, apreensões de drogas, recuperações de veículos roubados, entre outras ações ostensivas que contribuem muito para tornar a cidade mais segura. A corporação passa por treinamento constante, tem à disposição modernos equipamentos e este ano recebeu quatro novas viaturas, num investimento de mais de R$ 200 mil.