12/09/2015
Pedestre tem preferência nas travessias elevadas
12/09/2015
O Departamento de Trânsito de Campo Largo (Deptran) concluiu a instalação de três novas travessias elevadas. Nas imediações do Colégio Estadual Sagrada Família, onde transitam cerca de dois mil alunos, foram instaladas duas travessias: uma na Rua Monsenhor Aloísio Domanski e outra na Rua Centenário. A terceira travessia foi instalada na Rua Santos Dumont, em frente ao Colégio Potencial, outra via movimentada e que concentra a saída de centenas de estudantes.
As novas travessias estão localizadas em vias de tráfego intenso de veículos e vão facilitar a vida de pedestres e motoristas, principalmente na região central da cidade. O Diretor do Deptran, Julio Torres, alerta aos motoristas: “é preciso respeitar a velocidade das vias próximas às escolas. A instalação dessas travessias vem para ampliar a segurança dos pedestres, na maioria estudantes dessas escolas”.
Por conta dessas alterações o Deptran pede atenção redobrada dos motoristas, sobretudo no trecho da Rua Monsenhor Aloísio Domanski, próximo ao Sagrada Família. “Verificamos que muitos condutores não respeitavam o limite de velocidade nas proximidades da Praça do Sagrada. Muitos alcançavam velocidade superior a 80km, o dobro da velocidade permitida. Isso gerava grandes riscos aos pedestres, principalmente nos horários de entrada e saída de alunos”, explica Torres.
A multa para o motorista que não respeita a preferência ao pedestre nas travessias elevadas pode chegar a R$ 191,54. O condutor ainda poderá ser penalizado com sete pontos em sua Carteira de Habilitação.