12/09/2015
Conselho da Comunidade debate trânsito da cidade
12/09/2015
Por: Luis Augusto Cabral
Com a presença de autoridades, convidados e conselheiros, vários assuntos foram discutidos, nesta quinta-feira, na reunião do Conselho da Comunidade de Campo Largo. O diretor do Deptran, Julio Torres, falou sobre as mudanças do Sistema Viário de Campo Largo, trânsito, semáforos, passagens elevadas e EstaR, adiantando inúmeras mudanças que deverão ser implantadas até o final de 2015.
O presidente do Conselho, Bechara Amin, falou sobre a preocupação da comunidade com relação ao trânsito na Ema Taner de Andrade, que ficou muito perigoso com o funcionamento do Hipermercado Condor, naquela via. Julio Torres informou que o hipermercado, como parte do contrato com o Município, está implantando uma via que deverá ter mão única, para desafogar a Ema Taner de Andrade, que no trecho entre a igreja do Ferrari e a antiga BR-277, terá mão única sentido Centro.
Centro
Julio Torres destacou as mudanças no Anel Central, que não comporta mais os 80 mil veículos que circulam pela cidade e que, por isso, todas as vias, entre a antiga BR-277 e a Francisco Xavier de Almeida Garret, na Aparecida, terão mão única, em sistema binário, uma via terá tráfego em um sentido e a paralela, em sentido contrário. Segundo ele, com esse sistema, não haverá mais, no centro da cidade, conversões à esquerda, aumentando-se os níveis de segurança nesta área.
O diretor do Deptran disse, ainda, que dos 80 mil veículos da cidade, 12 mil estão irregulares, com impostos atrasados. “Nós vamos fiscalizar os veículos, tão logo nossos agentes, que estão em curso, se tornem agentes de trânsito”, disse ele. Ele falou, ainda, sobre o projeto de Educação para o Trânsito, em execução pela Guarda Municipal, nas escolas da cidade, com o objetivo de conscientizar as crianças e jovens, que serão os motoristas do futuro.