05/09/2015
Procuradores da Operação Lava Jato realizarão Palestra em Campo Largo
05/09/2015
Observatório Social de Campo Largo, a Faculdade CNEC Campo Largo e a Acicla realizarão, no próximo dia 10 de setembro, a partir das 19h, nas dependências da Faculdade Cnec, palestra com os procuradores da República Deltan Martinazzo Dallagnol e Roberson Henrique Pozzobon, onde irão apresentar dados sobre o impacto da corrupção no país e uma síntese da campanha “10 Medidas Contra a Corrupção”. Deltan Dallagnol é coordenador da força-tarefa responsável pela Operação Lava Jato, na qual Roberson Pozzobon também atua; eles foram responsáveis pelo início do projeto das 10 medidas e participaram ativamente da sua elaboração.
A campanha surgiu a partir da constatação de que, infelizmente, há muito a ser feito no Brasil para combater a corrupção. Apesar de seus resultados significativos (disponíveis em www.lavajato.mpf.mp) e de ser a maior operação do gênero já realizada no Brasil, a Lava Jato, por si só, não poderá responder aos anseios dos cidadãos por uma sociedade mais equitativa e transparente, em que o desvio e o mau uso das verbas públicas deixem de ser recorrentes em todos os níveis do governo.
A partir do estudo da legislação vigente no país, de teóricos consagrados e de ações adotadas por outros países, uma equipe de procuradores da República criou 20 anteprojetos de lei cujos principais objetivos são aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade. Esses anteprojetos foram agrupados nas “10 Medidas Contra a Corrupção” e apresentados ao Congresso Nacional em março deste ano, pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
Ainda que algum parlamentar apoie essas medidas, a aprovação final das leis é um processo complexo. A janela de oportunidade que foi aberta pela operação Lava Jato deverá unir o País em um esforço conjunto para estimular a aprovação dessas leis, após a devida análise por parte dos congressistas.