Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 07:48:31
Geral

Superlua

05/09/2015

Superlua atrai olhares e encanta a todos

Superlua

05/09/2015

Por: Danielli Artigas de Oliveira


Foi quase impossível não admirar a Lua Cheia neste sábado (29). O céu limpo foi a condição perfeita para que nada atrapalhasse esse momento encantador. Infelizmente poucas câmeras fotográficas conseguem registrar a Lua na proporção e beleza que ela fica a olho nu, mas não foram poucas as tentativas dos campo-larguenses em fotografar a Superlua.

Esse fenômeno torna a Lua, aos nossos olhos, 14% maior e 30% mais brilhante. Segundo Cássio Barbosa, doutor e pós-doutor em astronomia, “a órbita da Lua é uma elipse um tanto ovalada, de modo que a menor distância até a Terra (chamada de perigeu) é bem diferente da maior distância (chamada de apogeu). O perigeu da Lua se dá por volta de 362.600 km da Terra e o apogeu, na média, por volta de 405.400 km. A Superlua acontece, tecnicamente, quando ocorre uma Lua Cheia no período entre 24 horas antes ou depois da Lua atingir o perigeu de sua órbita”.

A Superlua ainda acontecerá mais duas vezes neste ano. A mais esperada e mais bonita será a do dia 27 de setembro, quando a Lua Cheia ocorrerá apenas 1 hora após o perigeu. Para completar ainda haverá um eclipse lunar. De acordo com o astrônomo, o perigeu acontecerá às 22h47, enquanto o ápice do eclipse ocorrerá às 23:47. “Será um grande espetáculo, com a Lua avermelhada pelo eclipse, ela vai parecer maior e mais brilhante que o usual”.

No dia 26 de outubro, segundo Cássio Barbosa, ocorre a menos interessante das três Superluas, “porque a Lua Cheia ocorre 23 horas depois do perigeu”.