Laranja gigante desperta curiosidade. A fruta chega a pesar mais de um quilo, tem casca grossa e sua polpa é do tamanho de uma laranja comum.
04/09/2015
Um pé de laranja, em frente a uma casa no centro de Campo Largo, chama atenção da população pelo tamanho gigante da fruta. O pé foi plantado há 25 anos pelo Sr. Angelo Bini (já falecido) que também plantou alguns pés da mesma espécie no terreno onde está hoje o Centro Administrativo Municipal.
Neste último, apesar de não estarem produtivos, os pés ainda existem no local.
A fruta chega a pesar mais de um quilo, tem casca grossa e sua polpa é do tamanho de uma laranja comum. Segundo agrônomos, trata-se do Pomelo (citrus grandis), considerado o pai da laranja. A fruta, típica da Ásia, já está sendo cultivada na Amazônia e no Japão é conhecida como Furusto, sendo bastante consumida, apesar de ter um custo alto.
O dono da casa, Guti Bini, afirma que já está acostumado a satisfazer a curiosidade das pessoas com relação à laranjeira. “Algumas pessoas que passam em frente à minha casa, avistam o pé carregado e perguntam que fruta é”, conta ele. “Quando digo que é uma laranja ficam admirados”, completa. A fruta, segundo ele, é também utilizada como fruta do diabético ou para fazer doce.