Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 07:41:11
Geral

Educação Profissional

29/08/2015

Campo Largo contará com Centro Estadual de Educação Profissional

Educação Profissional

29/08/2015

Num futuro breve, os jovens de Campo Largo poderão contar com um grande centro de educação profissional que está em construção nas proximidades do Fórum de Campo Largo. O projeto, realizado em parceria pela Prefeitura e Governos Federal e Estadual, prevê uma área de cerca de 6 mil m2 e capacidade para atender mais de mil alunos. Trata-se do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), que oferece Ensino Médio e Profissionalizante, nas modalidades integrado, subsequente e concomitante. O investimento é de cerca de R$ 9 milhões.

Na terça-feira, 18, o secretário municipal de Educação Avanir Mastey e representantes de diversos setores do município estiveram em Fazenda Rio Grande, para conhecer o Centro Estadual de Educação Profissional daquele município. Em Fazenda Rio Grande, o CEEP foi inaugurado em 2014 e atualmente oferece o curso de Logística na modalidade subsequente, ou seja, para alunos que já concluíram o Ensino Médio. Há ainda outros cursos em processo de tramitação: Mecatrônica, Eletrônica e Edificações.

Os cursos para Campo Largo devem ser definidos em audiência pública proposta pela Prefeitura e Núcleo de Educação do Estado do Paraná e comissão de Educação da Câmara para o próximo dia 28 de agosto, às 13h30 na Câmara de Vereadores de Campo Largo.

Apresentação

Durante o encontro em Fazenda Rio Grande, o projeto do CEEP foi apresentado pela superintendente da Secretaria de Estado da Educação Fabiana Campos com a presença de representantes daquele município e também de Campo Largo. Estiveram presentes, além do secretário Avanir Mastey e demais representantes da Secretaria de Educação de Campo Largo, a professora Dorotéa Stoco, o diretor do IFPR de Campo Largo João Madureira, a diretora do Colégio Sagrada Família Irmã Lucia, diretor da Cocel e professor Marcos Preis, vereadora e professora Lindamir Ivanoski, prefeito de Fazenda Rio Grande Marcio Wozniack, Sahyne Karan representando o deputado estadual Alexandre Guimarães, chefe do núcleo da Área Sul Mauricio Ferraz da Costa e secretário estadual do Trabalho Miguel de Paula.

O secretário de Educação Avanir Mastey falou aos presentes chamando atenção para a crise que vive o Ensino Médio e o desafio do Estado em buscar motivações para a permanência do aluno em sala de aula. “Quando o aluno de Ensino Médio tem uma relação com o trabalho, vê mais sentido no aprendizado”, disse. Oferecer ao aluno o acesso a uma formação e qualificação profissional contribui para o desenvolvimento econômico e qualidade de vida da população.

Os CEEPs tem projeto padrão, com área de 6.495 metros quadrados, 12 salas de aula, oito laboratórios, rampas de acessibilidade, 15 ambientes de serviço, nove salas pedagógicas e administrativas, além de quadra de esportes coberta com banheiros e vestuários.