16/08/2015
Leitor reclama dos saibros sobre asfalto
16/08/2015
Por: Danielli Artigas de Oliveira
Um leitor entrou em contato com a Folha para fazer reportagem sobre a qualidade do asfalto utilizado nas ruas Rua José de Paiva Vidal, próximo à Rua Oscar Ferreira, e Rua Bernardo Antonio Guerchewski. Segundo ele, as ruas foram pavimentadas há aproximadamente dois anos e estão extremamente desgastados e esburacados.
No trecho da José de Paiva Vidal, em frente ao CIME, e em alguns pontos da R. Antonio Guerchewski, foram colocados saibro em buracos no asfalto. “Gostaria de saber de quem é essa tecnologia e nem é preciso informar que o serviço não tem classificação”, reclama o leitor, que também levanta o questionamento de leis para proibir o tráfego e estacionamento de caminhões com capacidade acima de 12 toneladas, que prejudicam os calçamentos que não foram projetados para aguentar esta carga.
“A Prefeitura esclarece que não realiza serviços de “tapa buraco” com saibro. Na verdade as equipes da Secretaria de Viação e Obras (SMVO) realizam serviços de reparo dos chamados “borrachões”, trechos de ruas onde há grande infiltração de água durante as chuvas. Esse problema era tradicionalmente tratado com simples reparo da pavimentação durante as operações tapa buraco. Entretanto, visando uma solução definitiva e com objetivo também de poupar recursos financeiros, técnicos da SMVO realizam primeiro o recorte de todo o trecho avariado da via para, em seguida, aplicação de nova base, com pedras e saibro para, em seguida, receber nova camada asfáltica integral.
Este trabalho vem sendo realizado sistematicamente em toda a cidade e, esta semana, equipes da SMVO começaram a segunda etapa desta ação, com o recape asfáltico. A medida visa por fim definitivamente às infiltrações nessas ruas. A Prefeitura pede a compreensão e a paciência dos cidadãos, pois esse é um serviço demorado, porém necessário, para que sejam reparadas com mais qualidade e menos despesas as ruas de nossa cidade”.