Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 07:37:35
Geral

Campo Largo sedia edição do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial

Campo Largo sedia edição do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial

16/08/2015

Campo Largo sedia desde a quinta-feira (13) até o próximo sábado (15), a 12ª edição do Encontro do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Paraná. Realizado no município com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, a atividade tem o intuito de ampliar a discussão sobre os desafios e perspectivas para a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 na educação escolar de todo o Estado. O Fórum foi criado ainda em 2004 com o objetivo de integrar nas escolas públicas e particulares o ensino da cultura e história afro-brasileira, africana e indígena.

“Todos nós sabemos a importância do estudo da cultura, dos artistas e das conquistas européias. Mas estamos no Brasil, e precisamos ressaltar também a importância do estudo da cultura afro e indígena, e o encontro vem para discutirmos ideias e maneiras de incluirmos cada vez mais no dia-a-dia do nosso aluno”, diz o secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, Avanir Mastey.

“Muitos têm muito orgulho ao citar que são descendentes de italianos, poloneses, alemães. Não há nada de errado nisso, mas queremos também que as pessoas encham a boca e falem com orgulho que são descendentes de índios, negros e africanos, ressaltando todo o orgulho do mundo nessa afirmação”, finaliza Mastey.

Programação:

14/08 - Palestras
Local: Faculdade CNEC - Rua Rui Barbosa, 541 Centro
Horário: 8h às 12h15
“Repensando a Educação: Branquitude e o Espírito da Lei 10.639/03” - Prof. Dr. Ivo Pereira de Queiroz (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).
“As Políticas educacionais do Livro Infanto-Juvenil e as demandas da Diversidade Étnica Racial” – Prof. Drª. Débora Oyayomi Araujo (Rede Estadual de Ensino)
 
14/08 e 15/08 – Oficinas
Local: Faculdade CNEC - Rua Rui Barbosa, 541 Centro
Horário: Dia 14 no período da tarde. Dia 15 pela manhã
Continente Africano/ História da África (Neuton Damásio), Educação Escolar Quilombola/ “Bonecas Abayomis” (Maria Isabel Cabral da Silva - Quilombola/Palmas), Educação Escolas Indígena (Cristina Cremoneze e Dirceu José), Negro no Paraná (Marcilene “Lena” Garcia), Mulher Negra e Educação (Lucilene Soares), Religiosidade de Matriz Africana (Iyagunãq Dalzira Aparecida), Racismo e Suas Manifestações no Chão da Escola (Aparecida de Jesus Ferreira), Juventude Negra, Violência e Educação (Isabel da Cruz - Quilombola e Brinsan Tchalá), Oralidade, Corporeidade e Musicalidade - Patrimônios do Saber afro-brasileiro na Escola (Adgmar Candieiro), Arte Negra e Educação (Marco Oliveira), Etnomatemática (Neide Rodrigues dos Santos) e Racismo: Educação e Saúde da População Negra (Mychele Ribeiro da Silva).

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 3291-5042 ou (41) 3291–5086.