Escavadeira Cat® está sendo usada na Olímpiada Mundial das Profissões, que reúne 1.192 jovens competidores de 59 países disputando o título de melhor profissional do mundo em 50 ocupações t
13/08/2015
Uma Escavadeira Hidráulica de 14 toneladas está sendo usada em uma das provas da maior Olimpíada Mundial das Profissões. Pela primeira vez em 43 anos de existência, a WorldSkills Competition está sendo realizada na América Latina e o Brasil é a sede para esta edição, que acontece de 12 a 15 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo.
O evento reunirá 1.192 jovens competidores de 59 países disputando o título de melhor profissional do mundo em 50 ocupações técnicas, como automação, manufatura, mecatrônica, desenho mecânico, tornearia e fresagem a CNC, soldagem, eletrônica e robótica. A expectativa dos organizadores – a WorldSkills International e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) – é que cerca de 200 mil visitantes acompanhem as provas e participem dos eventos paralelos da competição.
A Caterpillar Brasil e o revendedor Sotreq contribuem para a realização da prova de desafio sobre defeitos eletroeletrônicos. Para isso, uma Escavadeira Hidráulica 312D2 L, amplamente utilizada pelo mercado de construção, e peças de reposição foram cedidas para serem usadas durante a competição. O revendedor Sotreq ainda forneceu os softwares necessários para a identificação e correção dos defeitos simulados nas provas, além de técnicos e especialistas que darão suporte às operações. Também estão disponíveis na feira, em tempo real, o Sistema de Informação de Serviços (SIS) da Caterpillar, sua biblioteca técnica virtual, além da exibição de todo o esquema eletroeletrônico da máquina selecionada para a competição.
“Nossa equipe está dando todo o apoio necessário aos organizadores na realização da prova para detecção de defeitos eletroeletrônicos. Eles precisavam de equipamentos confiáveis e seguros para as provas e decidimos atender prontamente ao convite porque conhecemos a relevância da WordSkills”, disse Fabio Momberg, gerente de suporte ao produto da Sotreq.
A diretoria de assuntos governamentais e corporativos da Caterpillar Brasil, Suely Agostinho, destaca a extrema importância da WordSkills e o orgulho para o Brasil de sediar pela primeira vez esse evento mundial. ”Nossa indústria necessita de jovens bem preparados pelas escolas técnicas. Um diploma do curso técnico é a porta de entrada da grande maioria dos profissionais que busca ingressar na indústria por meio de um emprego de qualidade. Por isso, é um orgulho para a Caterpillar contribuir com a maior olímpiada mundial das profissões”.
Serviço – de 12 a 15 de agosto, das 9 às 17 horas, no Anhembi Parque (Avenida Olavo Fontoura, 1209 – São Paulo/SP). Entrada gratuita.
Sobre a Sotreq
Revendedor exclusivo de máquinas, equipamentos e serviços da Caterpillar, a Sotreq atende as Regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Fundada em 1941, a companhia atua em segmentos como construção pesada e leve, mineração, energia, petróleo e marítimo. Em 2015, a Sotreq foi a vencedora na categoria Comércio do especial do Valor Econômico Inovação Brasil. Também está nos rankings Melhores e Maiores – As 1.000 Maiores Empresas do Brasil, publicado pela revista Exame (7ª posição entre as melhores do Atacado), e as 500 Maiores Empresas da América Latina, da América Economia, com destaque para a 20ª posição no Retorno sobre Patrimônio (ROE), a 47ª em Retorno sobre Ativos (ROA) e a 26ª entre as companhias que mais capitalizaram. Pertencem ao mesmo grupo empresarial da Sotreq as empresas Somov (movimentação de materiais), Soimpex (comércio exterior), Sitech (tecnologia e monitoramento), Sematech (distribuidor SEM), MDPower (distribuidor master da Perkins) e Radix Engenharia e Software (serviços e soluções tecnológicas), além do Instituto Social Sotreq (iSSO). Visite: sotreq.com.br
Sobre a WorldSkills International
A instituição reúne 74 países e regiões membros, entre os quais o Brasil. Visa estimular a formação profissional dos jovens e apoia o desenvolvimento e a preparação de profissionais para a indústria e o setor de serviços. Sua atuação abrange as áreas de pesquisa, promoção de competências, construção de carreiras, educação e formação, cooperação internacional e desenvolvimento. Realiza a competição internacional desde 1950.