13/08/2015
Na tarde da quinta-feira (6), uma reunião foi realizada na sede da Secretaria de Políticas Sobre Drogas de Campo Largo, com a presença do deputado estadual Alexandre Guimarães e seus assessores. O encontro serviu para explanar o trabalho realizado pela equipe da Secretaria em prol da prevenção às drogas, focando e trabalhando o tema com as crianças e adolescentes da rede de ensino local.
A equipe pedagógica que atua no desenvolvimento dos materiais didáticos acerca da prevenção, Fabiana Martini Rigoni e Maria Alice Ronca, ministram, quinzenalmente, uma capacitação para mais de 150 funcionários do ambiente escolar entre educadores, pedagogas, zeladoras, merendeiras, dentre outros. Durante a capacitação, ressaltam as graves consequências do uso e abuso dessas substâncias e a necessidade de instruir a criança com informações e conhecimento para que ela faça a escolha certa para sua vida. Também é abordada a importância do acolhimento e da empatia com que os profissionais da educação precisam atuar com seus alunos, pois, muitas vezes, são esses profissionais que detectam problemas, distúrbios para o correto atendimento e averiguação da causa de tais consequências.
Diagnósticos são traçados pela equipe do órgão em cada escola visitada, como a rede de tráfico local, quais as regiões de risco, as oportunidades de inserção social, visando a melhor metodologia de ensino para cada localidade.
A Secretaria foi criada no início de 2013, na atual gestão do prefeito Affonso Guimarães, com total participação do deputado Alexandre Guimarães, enquanto Secretário de Governo, que forneceu total confiança e autonomia ao secretário e advogado Carlos Weber que, nesses dois anos e meio, junto à sua equipe, conseguiu inaugurar o Espaço da Cidadania que contempla, além da Secretaria de Políticas Sobre Drogas, a Secretaria de Justiça e Cidadania, o Procon, a Corregedoria da Guarda Municipal, o projeto Guarda Mirim, o futuro CAPS Infantil que responde pelo Departamento de Abordagem Psicossocial na Infância e Adolescência e disponibilização do espaço para adolescentes desenvolverem suas artes.
Lideranças vêm sendo solidificadas com o trabalho da Secretaria através de diálogos e capacitações realizadas com profissionais da Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança, em municípios vizinhos - Antônio Olinto, São Mateus do Sul, Palmeira, São João do Triunfo, Porto Amazonas, Contenda, dentre outros, que procuraram o órgão para entender como as ações desenvolvidas em Campo Largo e como tiveram êxito e funcionalidade à população local, através da aplicação do Pescô (Programa de Prevenção em Escolas e Comunidades).
Weber destaca que é imprescindível uma nova política pública, atualizada, que exponha a realidade sobre os malefícios e as graves consequências dessas substâncias, abordando o conhecimento através da prevenção.