Procon de Campo Largo firma parceria com a Caixa Econômica para viabilizar melhor atendimento aos consumidores que adquiriram um imóvel pelo Programa Minha Casa Minha Vida
13/08/2015
Foi realizado um encontro na última semana entre o Secretário de Justiça e Cidadania, Lucio Spaki, e as representantes da Caixa, a Gerente Geral, Rosimar Santos Rodrigues, e a Gerente de Atendimento, Juliana Nardino, para viabilizar melhor atendimento aos consumidores que adquiriram um imóvel pelo Programa Minha Casa Minha Vida, formalizado através da Caixa Econômica Federal.
No encontro foi firmada uma parceria entre o Procon de Campo Largo e o banco no intuito de resolver conflitos em torno do Programa do Governo Federal que, em alguns casos, podem ser sanados em um diálogo, sem a necessidade de abertura de processo judicial.
Spaki destaca que as demandas do Órgão de Defesa do Consumidor são variadas e reforçam o desconhecimento do que é direito e do que é dever, tanto do consumidor quanto do fornecedor. “Estamos promovendo essas parcerias com as empresas, como já aconteceu com a Telefônica Oi, pois nos possibilita um atendimento mais rápido e menos conflituoso”, explica o Secretário.
Canais
A Caixa oferece o programa “Caixa De Olho na Qualidade”, uma iniciativa para o consumidor tirar suas dúvidas, deixar sua reclamação ou sua sugestão através do 0800 721 6268, que também permite o registro de eventuais problemas e lesões nas relações comerciais efetuadas. O site mcmv.caixa.gov.br foi criado para quem realizou o sonho da casa própria, orientando no cuidado com o imóvel adquirido, como por exemplo, dicas de limpeza e organização, paredes, pisos, tetos, banheiro, cozinha e área de serviço, energia elétrica, dentre outros, evitando assim desgastes e confusões no que se refere ao direito e dever, tanto do proprietário do imóvel quanto da construtora responsável.
A Gerente da Caixa, Juliana Nardino, ressalta que o prazo para reclamar de defeitos no imóvel é de cinco anos - neste período, a construtora ainda é responsável por eventuais problemas - a contar da aquisição do bem, valendo a regra somente para imóveis comprados novos. “As construtoras credenciadas no Minha Casa Minha Vida passaram por uma criteriosa avaliação ao serem inseridas no Programa. É claro que erros e problemas surgem, mas nós estamos aqui justamente para resolver este tipo de situação. Enfatizo que, muitas vezes, o dano foi causado pela falta de manutenção do proprietário, por isso criamos esse canal de comunicação, através do site, que explica detalhadamente o que é problema técnico e o que é problema causado por quebra das exigências do contrato”, reforça a gerente.
A equipe do Procon vem se capacitando cada vez mais para atender o consumidor de maneira eficaz e funcional, Com esta parceria, o retorno e a solução do problema ficarão mais ágeis. Os profissionais do órgão também são preparados para passar as informações que o consumidor necessitar, seja em qualquer relação de consumo.
A Caixa Econômica age pensando sempre no bem estar de seus clientes, prova disso foi o grupo de plantão criado para sanar os problemas ocasionados pela chuva de pedras ocorrida em outubro de 2014, a qual devastou vários imóveis, em diferentes bairros da cidade.
A Gerente Geral, Rosimar Santos Rodrigues, salienta que ações como essa facilitam a vida de quem realizou o sonho da casa própria quando, esse, precisa de alguma assistência ou direcionamento - “estamos sempre abertos a parcerias e negociações, visando promover a melhora na qualidade de vida de qualquer pessoa.”
Atendimento Habitação Caixa: 3208-2400 (Rosimar) / 3208-2368 (Edilson) / 3208-2379 (Juliana).
Procon de Campo Largo: Avenida Centenário, 2245, Centro - 3392-1200.