Pequenos cuidados diários podem fazer grande diferença na aparência e saúde masculina. Dermatologista dá orientações desde limpeza e cuidados para fazer barba, até tratamentos como botox e laser
05/08/2015
ESPECIAL DIA DOS PAIS
Por Danielli Artigas de Oliveira
Nos últimos anos, o homem moderno tem apresentado uma mudança de comportamento no que se refere à vaidade. Embora muitos considerem desnecessário, pequenos cuidados diários podem fazer grande diferença na aparência e saúde masculina. Para isso, é importante conhecer as características de cada paciente individualmente, segundo orienta a dermatologista Gabriela Seidel.
O primeiro passo, assim como nas mulheres, deve ser a escolha de um produto de limpeza e filtro solar adequados àquele tipo de pele. Partindo desses dois cuidados básicos, as demais medidas dependerão muito da queixa de cada paciente. Em geral, os homens têm a pele mais oleosa, e quando isso ocorre, podem usar produtos que combatem a oleosidade. “Pequenos hábitos como o uso de sabonetes específicos na hora do banho já ajudam no controle dessa alteração. Consequentemente, também há benefício no controle da acne, outra queixa comum entre os homens”, detalha a dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Para evitar as irritações na pele ao fazer a barba, Dra. Gabriela comenta que o ideal é que seja feita durante ou logo após o banho, quando os poros estão dilatados, depilando preferencialmente no sentido do pelo e usando creme ou gel de barbear, assim como produtos pós barba com propriedades anti-inflamatórias que auxiliam no combate à foliculite.
A busca por tratamentos estéticos é uma crescente também com o público masculino. Tanto tratamentos de prevenção quanto de rejuvenescimento são frequentemente procurados pelos homens, que estão cada vez mais preocupados com a aparência. Nesse sentido, podem ser considerados desde toxina botulínica - para amenizar rugas de expressão - como preenchimentos, laser, entre outras alternativas, a depender da queixa e indicação para cada paciente.
Atualmente, com tantos procedimentos disponíveis, é possível melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos homens, com a adoção de hábitos que fazem muita diferença. A consulta dos homens ao dermatologista também é importante porque muitos sinais sutis na pele sinalizam doenças que passam despercebidas e durante a avaliação podem ser identificadas, segundo acrescenta a especialista.
Dra. Gabriela Seidel - Dermatologista (CRM 27282 RQE 16925)
Clínica Campo Largo, Rua Oswaldo Cruz nº 1630, Centro de Campo Largo. Informações: (41) 3292-2846.