03/08/2015
Proerd comemora 15 anos e forma mais uma turma
03/08/2015
A formatura do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, no sábado, 25, reuniu cerca de mil alunos de várias escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Largo. Realizado na Vila Olímpica Antonio Lacerda Braga, o evento foi também comemorativo aos 15 anos de atuação do Proerd em Campo Largo.
A solenidade teve início às 15 horas e contou com a presença do prefeito Affonso Guimarães, secretários municipais, vereadores e o deputado estadual Alexandre Guimarães. O prefeito parabenizou a todos os envolvidos no programa que tem importância fundamental na prevenção ao uso de drogas. Lembrou que Campo Largo é o único município paranaense e ter uma Secretaria de Políticas Sobre Drogas e que dentro desta secretaria o Proerd é um dos principais parceiros.
O policial da reserva Luiz Carlos dos Santos, que figura entre os primeiros educadores sociais do Proerd, parabenizou os professores, diretores, funcionários de escolas e os policiais que contribuíram “para que o programa fosse sucesso total durantes estes 15 anos”. Para marcar a data, foram criados símbolos comemorativos, distribuídos aos formandos. Além do boné com a logomarca do programa, foi entregue uma medalha onde se lê, junto ao leão símbolo do Proerd “Só vira fera quem não mexe com as drogas”. A medalha foi confeccionada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio do Cestec - Centro de Ciências e Tecnologia Cerâmica do Paraná, com serigrafia da Grej Graus.
Programação
A programação incluiu a apresentação da Banda do Proerd do Paraná e a entrega de prêmios aos alunos que foram sorteados entre todos os participantes da atividade de redação promovida nas escolas municipais com o tema “O que aprendi com o Proerd?”. O concurso foi realizado em parceria com a Fábrica de Cimentos Itambé e cada um dos dois alunos vencedores recebeu como prêmio uma bicicleta. Foram eles: Jaqueline Stephani R. Campos da Escola Municipal Sete de Setembro e Adriane Gabriele Mendes Raimundo da Escola Municipal Albina Grigoleti.
O Programa
Desde a inauguração do Proerd na cidade, cerca de 30 mil alunos já foram capacitados, incluindo crianças, adolescentes e seus familiares. Desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura, Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, o Programa visa unir pais e alunos em atividades de prevenção, para que crianças e adolescentes tenham ferramentas para resistir às drogas e evitar a violência. Atualmente os educadores sociais são Marcio, Miquelasso, Ana e Ferreira.