Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 09:50:03
Geral

Abandono

Secretarias se unem para atender questões relacionados a animais. O trabalho integrado deve minimizar problemas relacionados a animais, em especial cães e gatos, nas questões de abandono, maus tratos e saúde.
&nbs

Abandono

17/07/2015

O trabalho integrado entre as secretarias municipais de Meio Ambiente, Segurança e Saúde deve minimizar os problemas relacionados aos animais em Campo Largo, em especial os cães e gatos abandonados ou vítimas de maus tratos. O assunto foi discutido no último dia 14 em reunião na sede do Governo, proposta pela vereadora Cléa Oliveira, com a participação do prefeito Affonso Guimarães, secretários Juscelino Bayer (Segurança) e Fernando Tosetti (Meio Ambiente), Gisele Spréa, médica veterinária na Vigilância de Saúde Ambiental, Affonso Cunha diretor do Departamento de Educação e demais representantes da sociedade e administração municipal.
Entre os assuntos em pauta, a questão dos maus tratos, abandono, castração, controle de zoonoses, atendimento e a busca de uma sede para a Sociedade Protetora dos Animais, possibilitando que o abrigo seja separado da clínica. O prefeito considera importante que se forme uma rede de proteção aos animais, pensando também na saúde da população. Disse ainda que vai estudar as possibilidades de disponibilizar um terreno para o abrigo.
O secretário Juscelino Bayer relatou a existência de um veículo doado pela Cocel à Secretaria Municipal de Segurança e que deverá ser adaptado ao transporte de cães. O veículo, um Ford Ranger, servirá aos cães pertencentes à Guarda Municipal, mas poderá também atender às necessidades eventuais de transporte de animais de rua ou outros, onde houver precisão.
O secretário de Meio Ambiente, Fernando Tozetti, destaca a importância do trabalho em parceria para que possa ser oferecido um serviço adequado e eficiente. “As secretarias irão trabalhar juntas, envolvidas nas questões de maus tratos, abandono, controle de zoonoses e os Boletins de Ocorrências, entre outros”, relata.
Programa
A veterinária Gisele Spréa informa que, dentro do Projeto Cuide do seu Animal, da Prefeitura de Campo Largo, são disponibilizados diversos serviços à população, entre eles castração e microchipagem. O projeto também incentiva a adoção do “Cão Comunitário”, onde a população cuida de um animal de rua, oferecendo-lhe abrigo e alimento sem precisar levá-lo para sua casa. O animal em questão é castrado e vacinado por meio do projeto que também oferece o serviço de castração a animais domiciliados, de famílias de baixa renda.
Durante a reunião também foi apresentada pela vereadora Cléa Oliveira a proposta de inclusão de um programa de conscientização durante a Semana de Proteção Animal. O programa deve ser realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação envolvendo palestras com professores e alunos.

Serviço
Mais informações sobre o Projeto Cuide do seu Animal podem ser obtidas pelo telefone (41) 3291-5324.