12/07/2015
Firmado Acordo Coletivo entre Indústria Tirolesa e trabalhadores
12/07/2015
Por: Luis Augusto Cabral
Em Assembleia Geral realizada na última segunda-feira (06), os trabalhadores da Indústria Tirolesa fecharam acordo para possibilitar o menor impacto social possível, na dispensa coletiva dos cerca de 380 funcionários. O encerramento das atividades da empresa, segundo o acordo, foi motivada pela incapacidade econômica, agravada pela crise que o País atravessa.
Ficou acertado que além dos 250 funcionários que já estão com Aviso Prévio, cerca de 30 outros receberão a notificação no próximo dia 15 de julho, quando a produção será totalmente paralisada. Outros 30 funcionários receberão aviso quando os estoques de produtos acabados terminar. Os demais, quando a atividade da empresa for totalmente cessada, acredita-se, em final de julho ou agosto próximo.
Segurança
O presidente do Sindicato dos trabalhadores, Paulo Andrade, disse que “o mais importante é que a empresa se comprometeu a honrar todos os compromissos trabalhistas. As verbas rescisórias deverão estar disponíveis, aos primeiros 250 trabalhadores dispensados, até o dia 22 de julho”. Já estão marcadas as datas de homologação, 50 por dia, nos dias 24,27,28,29 e 30 de julho, na sede do Sindicato.
Paulo Andrade informou, ainda, que a empresa se comprometeu a efetuar eventual depósito pendente, relativo ao FGTS, a fim de possibilitar a liberação dos valores aos empregados, no momento da homologação do encerramento do contrato. Lembrou que o Sindicato está acompanhando de perto, o todo e caso a caso, e que dará total apoio aos trabalhadores. Ele lamentou o fechamento da empresa, adiantando que Campo Largo perde, muito, com essa solução. Sobre a possível compra a Tirolesa, por outro grupo, adiantou que existem especulação, mas que nenhuma informação oficial sobre o assunto foi repassada pela Diretoria da empresa.