Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 09:29:35
Geral

Festa Junina

Mais de 200 pessoas na Festa Junina  do CAPS, marcada sempre por conta das apresentações e alegria contagiante dos participantes
 

Festa Junina

10/07/2015

O serviço de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde promoveu na terça-feira (30) a já tradicional festa Junina do Centro de Atenção Psicosocial (CAPS). Marcada sempre por conta das apresentações e alegria contagiante dos participantes, o arraiá do Serviço de Saúde Mental integrou cerca de 200 pessoas entre pacientes, familiares e funcionários CAPS AD e II na sede da própria unidade.
“Posso dizer que o CAPS é mais do que uma clínica moderna que funciona e dá certo. Isso mostra que não precisamos ficar isolados da sociedade,” completa a usuária do serviço há cerca de um ano, Ana Lúcia Costa.
Além das diversas atividades, os presentes puderam ainda participar da clássica Dança da Quadrilha. A organização da festa foi coordenada pela equipe de funcionários do CAPS e contou com a participação direta e efetiva dos usuários na elaboração e confecção dos convites, decoração, brincadeiras e pratos típicos.
“Estas e outras ações, aparentemente simples, são de extrema relevância e obtêm resultados positivos no processo de atenção e terapêutico da pessoa com transtornos mentais graves, severos e persistentes. Estas atividades valorizam e resgatam a autoestima dos nossos pacientes”, finaliza o assistente social do Caps, Jean Sanches.
Sobre os CAPS
Os CAPS são unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) de atenção básica à saúde mental que promovem atendimento psiquiátrico, social, psicológico e de terapia ocupacional. Eles são referência em tratamento para pessoas que sofrem de transtornos mentais e outros quadros clínicos como a dependência química.
 O objetivo é oferecer atendimento à população da área de abrangência, com acompanhamento clínico e reinserção social. O atendimento inclui visitas domiciliares, acolhimento ao usuário e familiares, atividades socioeducativas e sócio-recreativas, passeios, exercícios físicos, palestras e oficinas terapêuticas. Ao longo do ano, o centro promove várias confraternizações entre seus pacientes.
 Não é necessário ter um encaminhamento. Basta ir até uma das unidades e agendar uma avaliação. As unidades públicas que oferecem serviços de Saúde Mental em Campo Largo são: CAPS 2, CAPS AD, Matriciamento e Núcleo Integrado de Saúde (NIS III) – Ambulatório Especializado, Ambulatório de Psiquiatria Infância e Adolescência.
 Os CAPS ficam na Rua Francisco Xavier de Almeida Garret, sem número. Mais informações sobre o atendimento podem ser obtidas através dos telefones (41) 3392-2232 e (41) 3392-1447.