Mulheres do interior concluem cursos de cabeleireiro e manicure, criando oportunidades para elevar a renda familiar e ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho
06/07/2015
Cerca de 40 mulheres do interior do município receberam certificados de conclusão dos cursos de Cabeleireiro e Manicure ministrados na localidade de Três Córregos, numa iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Largo com apoio das demais secretarias e comunidade.
O objetivo, segundo a secretária de Assistência Social Noeli Parchen, é melhorar as condições de vida das pessoas através da qualificação profissional, criando oportunidades para elevar a renda familiar e ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.
Ao término do curso, cada aluno recebeu um kit com materiais básicos - escovas, tesouras, touca térmica, secador, entre outros - para auxiliar no início da profissão.
"Comemoramos a possibilidade de autonomia financeira", disse a secretária Noeli durante a solenidade de entrega de certificados, no último dia 1º de julho. "E, mesmo que a prática limite-se aos familiares, o simples fato de não precisar ir ao cabeleireiro já é uma economia", completou. Exemplo é a dona de casa Ivani Perreira Costa, 32, moradora de Palmital dos Pretos. Ela conta que hoje é ela quem corta os cabelos dos seus irmãos, do filho e de toda a família.
Já a moradora do Lageado, Terezinha Marques de Oliveira, 29, abriu um pequeno salão, adaptado na área de serviço de sua casa. Ela afirma que sempre gostou da profissão de cabeleireiro, mas não tinha como investir porque o valor do material básico necessário estava aquém de suas possibilidades. Com o kit que recebeu durante o curso e um lavatório que ganhou do irmão, deu início à atividade. "Eu não tinha nada, agora tenho secador, máquina de corte, prancha e outros materiais que fazem parte do Kit, além do lavatório e um espelho improvisado", relata. Agora, precisa resolver apenas algumas questões com relação à energia elétrica para poder ampliar a oferta de serviços. "Estou bem animada", diz.
Sobre o curso
O curso é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, realizado com recurso do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M), destinado ao apoio à Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.
O curso de Cabeleireiro teve 16 alunas e o curso de Manicure e Pedicure, 27 alunas, todas inscritas no Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal e beneficiários do Programa Bolsa Família.
As aulas aconteceram no distrito de Três Córregos, sempre às segundas e quartas-feiras, ministradas por profissionais da área.
O curso de cabeleireiro tem duração de quatro meses e o de manicure/pedicure, dois meses.