Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 09:30:10
Geral

Campo Largo não terá sexta aula nem aulas aos sábados

Campo Largo não terá sexta aula nem aulas aos sábados

29/06/2015

Por: Luis Augusto Cabral


Já está pronto o novo Calendário Letivo de 2015, dos colégios estaduais de Campo Largo. Os estudantes campo-larguenses terão aulas até o dia 23 de dezembro, terão férias em janeiro, retornarão às salas no dia primeiro de fevereiro e encerrarão o ano letivo de 2015 no dia quatro de março de 2016. O ano letivo de 2016 deve iniciar dia sete de março.

Segundo a coordenadora do Núcleo Regional da Secretaria da Educação do Paraná, em Campo Largo, Lice  Helena Costa, o Calendário Unificado foi montado em comum acordo com os diretores e professores dos colégios de Campo Largo, e já está na Secretaria, para homologação. “Somente uma ou duas escolas deverão ter um ou dois sábados, com aula. São casos pontuais, escolas que não puderem fechar os 200 dias por algum motivo”, explicou.

O acerto do Calendário de 2015, feito entre os professores, diretores, Núcleo e Prefeitura Municipal/Secretaria Municipal da Educação, contempla o funcionamento do Transporte Escolar, de sorte que todos os estudantes terão garantidos o transporte, durante todo o período. Nas escolas, as informações passadas aos estudantes são de que somente os que não conseguirem a nota mínima ficarão obrigados a continuar frequentando a escola no final de fevereiro e início de março.

O Conselho Estadual de Educação (CEE) autorizou na quarta-feira (24) que a ‘sexta aula’ seja usada para a reposição dos dias letivos perdidos durante as duas greves de professores e funcionários. O pedido havia sido protocolado pela APP-Sindicato foi levado em conta pela secretária da Educação do Paraná, Ana Seres Comin. Uma comissão foi montada para avaliar a legalidade da medida.

Na reunião, o CCE reafirmou a autonomia das escolas para a elaboração dos calendários, o que não vinha sendo respeitado pela Secretaria da Educação. Segundo a APP-Sindicato, com a medida, é possível encerrar o ano letivo até o dia 23 de dezembro. Para a secretária Ana Seres, a sexta aula deve causar transtornos no itinerário das vans e ônibus escolares. Em Campo Largo, com a aprovação do novo Calendário, a sexta aula não deverá ser utilizada.