Encontro de Cães Policiais em Campo Largo agita o Parque Newton Puppi
12/06/2015
Na tarde da quinta-feira (4), o Parque Newton Puppi sediou o 1° Encontro de Cães Policiais de Campo Largo. Promovido e organizado pela Guarda Municipal de Campo Largo, a primeira edição do evento contou um bom público, que pode acompanhar de perto a apresentação de diversos animais da Policia do Exército, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Polícia Civil e da própria Guarda Municipal. A Prefeitura Municipal apoiou o evento.
“Esta foi uma grande oportunidade da população em geral observar e conhecer o trabalho destes animais, que nos auxiliam bastante nos trabalhos do dia a dia. Eles passam por um treinamento extenso durante anos, assim como os policiais condutores, e são utilizados em diversas corporações das Polícias Militar e Civil”, comenta o comandante do órgão no município, Marcos Roberto Leitão.
Entre os animais que participaram do evento, esteve presente também o cachorro Steve, animal da raça Pitbull que recentemente se envolveu em um incidente, onde ele acabou atacando um cinegrafista de televisão em um protesto. Acompanhado do seu adestrador, o animal foi extremamente dócil e acessível a todos, passeando com adultos e crianças sem demonstrar agressividade. Segundo os responsáveis pelo canil da Policia Militar, o cão obedece severamente aos comandos do seu cuidador e que o incidente foi causado pelo ambiente de stress que o cachorro foi submetido.
Cães policiais
De acordo com o Guarda, os cães policiais são geralmente usados pelas autoridades para encontrar entorpecentes escondidos, busca de pessoas desaparecidas em catástrofes naturais e até mesmo em perseguições a criminosos.
As raças são escolhidas por terem o perfil adequado de farejador e por serem de fácil adestramento. As mais comuns utilizadas são os da raça Boxer, Sabujo e Pastor Belga e Holandês, respectivamente.