Município sedia 16º Encontro de Enfermagem da Região Metropolitana de Curitiba
22/05/2015
A importância do enfermeiro e da enfermeira em todo o trabalho da Saúde foi ressaltada de maneira especial pelas autoridades presentes ao 16º Encontro de Enfermagem da Região Metropolitana de Curitiba, integrando a 76ª Semana Brasileira de Enfermagem. O encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Largo, foi realizado no Auditório do Hospital do Rocio, caracterizando-se como o primeiro evento realizado no auditório do hospital desde a sua inauguração, em agosto do ano passado.
O prefeito Affonso Guimarães, que em 2014 completou 40 anos no exercício da Medicina, falou sobre a importância do enfermeiro e da enfermeira no apoio ao médico durante o tratamento de saúde dos pacientes, classificando ainda o trabalho dos profissionais como alavanca de sustentação das instituições de Saúde. “Neste tempo como médico, ex-proprietário de hospital e diretor clínico de tantas instituições, sei da importância do enfermeiro na Saúde”, ressaltou. “Quero cumprimentar a todos, agradecer-lhes a presença e desejar que sejam fortalecidos neste encontro”.
Alexandre Kuster, secretário de Saúde do município, também atribuiu ao auxílio dos enfermeiros e enfermeiras a responsabilidade pelo desempenho da Secretaria. “Se não tivesse a equipe da enfermagem não seria possível desempenhar um bom trabalho na Secretaria”, disse lembrando que todas as unidades de saúde de Campo Largo são coordenadas por enfermeiros e a chefe de gabinete da Secretaria de Saúde é enfermeira.
O diretor e proprietário do hospital, o médico Luiz Ernesto Wendler, caracteriza o enfermeiro como “a base de uma pirâmide que é a saúde” e destaca que sem o trabalho dos referidos profissionais o hospital não existiria. Falou ainda que, no início de sua carreira como médico, muito aprendeu com os enfermeiros e enfermeiras, alguns deles que, inclusive, trabalham com ele até hoje.
Objetivo
O encontro teve como foco discutir a enfermagem em defesa do SUS, o papel do enfermeiro no controle social e a enfermagem no município de Campo Largo. Além dos profissionais de Campo Largo, participaram representantes de outros municípios, a exemplo de Curitiba, Pien, Rio Negro, Lapa, Araucária, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande.
Após a solenidade de abertura, debates de assuntos prosseguiram durante o dia, sob a coordenação da chefe de gabinete da Secretaria de Saúde Milena Balsanelli.
O evento contou com a presença, além das autoridades já citadas, do diretor da Segunda Regional de Saúde Helder Lazarotto; da representante do Coren-PR enfermeira Simone Aparecida Peruzzo; representante da Associação Brasileira de Enfermagem Secção Paraná Aline Pizolato e da representante do Sindisaúde, Elaine Rodella.