Sob novo comando, Ciretran zera demanda atrasada em dois meses
22/05/2015
Os moradores do município que necessitaram de algum serviço prestado pela Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Campo Largo nos últimos meses já notaram a diferença. Desde meados do mês de março, o atendimento no local acontece com uma rapidez e qualidade que há muito tempo não se via. O resultado é fruto da troca de comando do órgão, que no período passou a ser chefiado por Vilson Gomes.
Experiente administrador com mentalidade agregadora e com passagem também pela chefia da Agência do Trabalhador, Gomes foi uma indicação do Prefeito Affonso Portugal Guimarães e do Deputado Estadual Alexandre Guimarães. “Como o Ciretran responde ao Detran, que é um órgão estadual, normalmente quem exercia o cargo de chefia do local era um indicado do próprio Estado e da Casa Civil.”, comenta Vilson.
De acordo com dados do próprio órgão, até meados do mês de março o Ciretran possuía cerca 1.500 processos de despachante parados, um irrisório limite de 10 senhas por dia para a vistoria de veículos, além do tempo de espera médio de 30 dias para realização de biometria e marcação de testes práticos e teóricos de Auto Escola.
Atualmente essas demandas estão zeradas e ainda com vagas disponíveis para os interessados. “Antes eu passava pela rua e via diversas pessoas na fila, algumas inclusive que estavam por ali desde a madrugada. O povo não merece isso, temos que prestar um atendimento adequado e cordial. Todos os serviços prestados pelo Ciretran é necessário o pagamento de alguma taxa, então ter respeito e atender bem a população é o mínimo que temos que fazer, e este foi o pedido do nosso Prefeito e do nosso Deputado”, pondera.
Mudanças
Co m a mudança, diversas melhorias aconteceram, entre elas algumas obras estruturais e o aumento no quadro de funcionários, que praticamente dobrou - passando de quatro para oito pessoas.
Como esse aumento no efetivo, o órgão tem efetuado diariamente 400 atendimentos entre revisões de processos, vistorias, biometrias e exames práticos e teóricos. Diretamente nos guichês, o numero diário de atendimento gira em torno de 200 pessoas. “Atendemos esse número de pessoas porque é o que tem aparecido aqui para atendimento. Mas a nossa capacidade é ainda maior. Hoje a pessoa vem renovar uma habilitação e em questão de 15 a 20 minutos ela já fez foto, biometria e gerou seu boleto para pagamento da taxa, voltando somente para marcar o exame de vista, onde ele é encaminhado para uma das quatro clinicas de Campo Largo conveniadas ao Detran”, conclui. “Todos nós ajudamos e dependendo da demanda até mesmo a chefia executa dos trabalhos. Hoje chegou e é atendido”, finaliza.
Atendimento
O Ciretran de Campo Largo está aberto ao público de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h. De acordo com Gomes, o trabalho interno continua até as 17h. “Após o termino do expediente, damos prosseguimento ao atendimento revisando e encaminhando todos os pedidos”, comenta.
Segundo Gomes, muitos dos pedidos podem e devem ser adiantados pela internet. “Hoje ainda é muito pequeno o número de pessoas que comparecem ao órgão com guia da internet. Muitos nem sabem que podem de repente fazer tudo por lá. O Detran também envia a correspondência pelo correio e com aquele papel ali pode-se fazer tudo pela internet”, conclui.
Informações como tipo de serviços e valor de taxas podem ser obtidos através do site www.detranpr.gov.br .