11/05/2015
Na sessão da Câmara de Vereadores de Campo Largo desta segunda-feira (11), às 17 horas, será aberta a CPI das Funerárias, para apurar diversas denúncias.
Há 60 dias o vereador Josley Andrade tem presidido o processo de relatório para abrir a CPI, com apoio da vereadora Lindamir Ivanoski (relatora), João Marcos Cavalin (membro) e Fernanda do Nelsão (membro). A abertura de CPI foi um pedido de todos os vereadores e na segunda-feira serão eleitos novos vereadores para seguirem com a Comissão.
Josley explica que eles têm em mãos cerca de 40 denúncias, com inúmeros documentos contra funerárias que ganharam licitação para prestarem serviço em Campo Largo. Algumas das denúncias foram inclusive feitas no Ministério Público.
A principal reclamação é quanto ao preço abusivo cobrado no serviço, acima do valor estipulado. Para ganhar a licitação algumas empresas fizeram preços bem abaixo do mercado, prejudicando até mesmo empresas tradicionais em Campo Largo, mas no momento difícil em que a pessoa passa com a perda de alguém acaba se deparando com preços muito além do esperado e não sabe o que fazer.
O vereador comenta que teve casos de defunto que não foi arrumado direito no caixão; um transporte para o Norte do Paraná, em uma cidade distante 300Km de Campo Largo, que foi cobrado o valor de R$ 14 mil. “É uma falta de respeito com o cidadão”, declara Josley.
O objetivo principal da CPI será apurar as informações quanto aos valores cobrados pelas empresas. Um segundo passo, segundo Josley, é levantar uma discussão para mudanças na prestação do serviço, pois eles acreditam que o cidadão deve ter o direito de escolher a empresa com quem quer contratar o serviço. O vereador comenta que até pode manter o funcionamento do plantão, mas que não seja uma imposição ao cidadão.