Segunda-feira às 12 de Maio de 2025 às 01:24:44
Geral

Conferência da Juventude

14-04-2010
A 2ª Conferencia da Juventude, aconteceu no ginásio de esportes do Colégio Sagrada Família na tarde deste sábado (10).

Conferência da Juventude

14-04-2010

A 2ª Conferencia da Juventude, aconteceu no ginásio de esportes do Colégio Sagrada Família na tarde deste sábado (10). Tal evento foi organizado pelo Provopar Municipal, Orçamento Participativo e Secretaria de Assuntos Estratégicos. Na ocasião foram discutidas entre os grupos de jovens as prioridades para Campo Largo.

O secretário de Assuntos Estratégicos e vice-prefeito Dante Vanin saudou os presentes de maneira entusiasmada, usando a expressão "galera" para iniciar seu discurso aos jovens presentes. O secretário agradeceu o apoio de todos, e salientou que a juventude é a prioridade do 2º mandado do prefeito Edson Basso. Vanin afirmou que a realização de tal evento é importante para o crescimento do jovem junto com as políticas públicas. "O jovem precisa estar desde cedo auxiliando e sugerindo no que deve ser feito em sua cidade", afirmou o secretário.

O prefeito Edson Basso, que estava em compromissos no interior do município, chegou a tempo para a abertura da conferência. "Estou aqui para parabenizar a Provopar, Secretaria de Assuntos Estratégicos e diretora do Colégio Sagrada Família", disse o prefeito. Basso garante que a juventude é a prioridade no município. "O jovem é o centro da sociedade, hoje ele tem a oportunidade de participar na construção das políticas públicas de Campo Largo", afirmou o prefeito. Basso que sempre estudou em escolas públicas se diz orgulhoso em estar abrindo tal evento em um colégio tão importante para a cidade.

O prefeito também citou em seu discurso a parceria que a prefeitura firmou com o IFPR para cursos profissionalizantes, e o convênio com o Estado do Paraná para o Centro da Juventude.

Para Elisabeth Basso Presidente do Provopar, responsável pela coordenação do evento, a participação dos jovens nas políticas públicas é de extrema importância para o crescimento e o desenvolvimento da opinião da juventude da cidade. "É interessante estimular a política desde cedo porque ela é para todos e isso vai fazer com que os jovens diluam essa idéia de corrupção e atuem mais, cobrando os seus direitos e exercendo seus deveres", ressalta.

O Coordenador de políticas da juventude, da secretaria de Estado da Criança e Juventude do Paraná Márcio Carvalho, esteve no evento e parabenizou a cidade pela iniciativa. Segundo o coordenador conferências como esta são de extrema importância para se abrir um espaço de democracia entre os jovens. Carvalho afirma que a diversidade é um instrumento que auxilia nas atividades, "tendo jovens de diferentes tribos os resultados podem ser os melhores", afirmou. Ele acredita que participar da gestão é algo importante e que deve acontecer, já que assim os jovens são ouvidos e podem ouvir.

No mesmo dia foi implantado o Orçamento Participativo Jovem. O OP é o principal programa da administração pública, e agora vai atender também a juventude. "O jovem vai poder opinar sobre as prioridades de sua região", afirmou a coordenadora do OP Christina Minuzo. Auxiliando nos trabalhos da juventude está o professor Samuel, segundo ele o OP jovem tem papel importante dentro da construção da democracia. "O jovem vai poder lutar pelos seus direitos", afirmou Samuel.

Além das autoridades já citadas, a 2ª Conferência da Juventude contou com a presença de secretários municipais, vereadores, do presidente da Cocel Udo Schimidt e da Chefe do Núcleo da Região Sul Maria Joana. "Todos os jovens deveriam participar de eventos como esse, amanhã seremos nós que vamos representar a população", afirmou Vanessa Correia que é a Coordenadora do Pró-jovem do Ferraria