04-02-2010
Equipes estão trabalhando juntas para ajudar a situação de moradores que tinham ficados ilhados
04-02-2010
A Defesa Civil de Campo Largo esteve acompanhando de perto a situação na Estrada no Cerne devido a intensa chuva do final de semana. Segundo informações do Nivaldo Guerin, do Km 37 ao 51 há 72 pontos de deslizamento de terra e no Km 51 a chuva abriu uma cratera; a passagem está sendo feita de forma precária.
Para melhorar a situação de moradores da região, que estavam ilhados, tomaram uma medida de emergência para abrir caminho, mas há terra em toda a lateral da rua e se voltar a chover novamente ficará intransitável. “Tem muita lama”, diz Guerin, que afirma a demora durante meses para que a situação se normalize.
A Cocel também esteve trabalhando no local e nesta quinta-feira conseguiu reestabelecer a energia, apesar das dificuldades. O prefeito municipal organizou o envio de cestas básicas para as famílias prejudicadas com a chuva.
Trabalho
Com as péssimas condições da estrada, que chegou a se abrir, no final de semana a equipe da Defesa Civil e DER andou por mais de duas horas a pé. Percorreu um caminho com muita lama, grandes árvores caídas e com um bueiro rompido, com profundidade de mais de 30 metros: uma cena catastrófica. Trabalharam juntas também a equipe da Cocel e da Secretaria de Viação e Obras.
A maior preocupação era com os moradores da região, a situação em que se encontravam. No Km 51,5, uma casa estava parcialmente destruída após a queda de algumas árvores. Havia relatos de que uma senhora estava nesta residência e a equipe procurou agilizar o atendimento. Ao chegarem não encontraram ninguém e receberam informações de que ela estava em Curitiba e só fica na casa a cada 15 dias.
Segundo um morador, conhecido por “Bradock”, há 40 anos ele não tinha visto algo tão assustador. Aconteceu tudo muito rápido, uma encosta caiu ao lado de sua casa e todos ficaram muito preocupados com o barulho. Animais acabaram morrendo, levados pela correnteza.