28-01-2010
Uma senhora foi flagrada jogando restos de materiais de construção em um terreno baldio no Jardim Tropical.
28-01-2010
A reportagem publicada na última edição do jornal A Notícia de Campo Largo causou repercussão na cidade. Foram muitos comentários a respeito dos “Sujões” que jogaram lixo na rua Antonio Guerchewiski, que liga o Jardim das Américas ao Lamback.
Até mesmo um dos “sujões” entrou em contato com a redação do jornal parabenizando pela matéria e falando que está muito envergonhado do que fez, que segundo ele foi um “momento de bobeira” e que é totalmente contra este ato. Diz que em casa faz a correta separação do lixo e ele mesmo não entende porque foi jogar os entulhos naquele terreno. Ele informou que iria ao local para fazer a retirada do material e dos outros lixos que lá estavam.
Mas a Prefeitura Municipal, logo ao ver a matéria, mandou uma equipe para fazer a limpeza do terreno. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Paulo Cosmo, as pessoas estão ficando cada vez mais conscientes e estão denunciando. Recentemente foram 28 denúncias, entre terrenos baldios que estão com muito mato e também casos de lixos nestes terrenos. Uma equipe da Secretaria procura identificar o proprietário para realizar a limpeza do terreno e cercar a área, mas que este trabalho é um pouco lento.
Outro caso
Um leitor registrou o momento em que uma senhora jogava restos de material de construção em um terreno na Rua Augusta, no Jardim Tropical. O caso aconteceu por volta das 14 horas de terça-feira, pouco tempo depois de ter lido a matéria dos “Sujões”. Segundo ele, é constante ver pessoas jogando lixo em terrenos baldios. Em alguns lugares as pessoas jogam lixo porque já havia lixos no local.
O Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal informou que sempre procura manter a limpeza de toda a cidade, mas é preciso que as pessoas se conscientizem da poluição ao meio ambiente.
De acordo com a diretora geral do Meio Ambiente de Campo Largo, Mirela Jacomasso, eles são responsáveis por fazer a coleta verde, seletiva e comum. O serviço pode ser requisitado pelo número 3291-5168 ou 0800-6450506. Ela afirma que terrenos baldios acabam servindo de depósito de lixo e as reclamações têm sido constantes.
Pessoas que estejam construindo precisam contratar uma caçamba de uma empresa responsável em levar os restos de material de construção para um lugar adequado. A secretaria de Meio Ambiente está estudando a forma de coleta e uma área para destinar estes restos de materiais de pequenos geradores e em breve pode começar a realizar este serviço.