Segunda-feira às 14 de Julho de 2025 às 05:09:43
Opinião

Campo Largo entra em 2012 com boas novas

Campo Largo entra em 2012 com boas novas

13/01/2012

As negociações para a implantação de duas novas indústrias multinacionais em Campo Largo, e a notícia da ampliação da Sig Combibloc, que deverá ser informada pelo governador Beto Richa, nos próximos dias, são algumas das boas notícias que Campo Largo recebe nesses primeiros dias de 2012. A cidade continua, desta forma, no mesmo pique do ano pasado, no quesito geração de empregos.
A atração de novas indústrias é, sempre, assunto tratado com muito sigilo. Não há informações precisas sobre os nomes das empresas e os níveis em que se encontram as negociações. Sabe-se apenas que as negociações existem e só com a decisão tomada o assunto é colocado a público, geralmente através de uma reunião dos diretores da empresa com o Governo do Estado e  com a Prefeitura Municipal.
Campo Largo é, junto com Ponta Grossa, um dos municípios mais procurados pelas empresas que têm planos para se instalar no Paraná. A localização geográfica e a facilidade de escoamento da produção, através dos portos e aeroportos, são fatores essenciais para a decisão das empresas. Há, entretanto, outros atrativos, como a proximidade de Curitiba, os níveis da mão de obra disponível e até mesmo questões como Habitação, Transporte, Segurança Pública, além das ambientais. Campo Largo ganha em uns, e empata em outros itens, com as suas principais concorrentes. A possibilidade da cidade ser escolhida como sede destas empresas é, portanto, muito grande.
Outra das boas notícias é a ampliação da SIG Combibloc, que já estava prevista desde à inauguração da empresa, em junho de 2011. A empresa pretende dobrar a produção, até 2013, ocupando uma importante fatia do mercado na América Latina, e isso significa geração de empregos e maior arrecadação de impostos em Campo Largo.
O Brasil é o segundo mercado global e o maior produtor de leite UHT em embalagem cartonada asséptica, especialidade da empresa. Esse ramo está crescendo, inclusive com a entrada de outros produtos que passam a utilizar estas embalagens, como sucos e vinhos. A unidade da SIG em Campo Largo, única da empresa na América Latina, tem  condições de atender à crescente demanda, e a ampliação é parte da estratégia da empresa de ocupar ainda mais, o mercado da região.
O prefeito Edson Basso, lembrou, em recente encontro com a Imprensa, sua preocupação quanto à formação dos jovens de Campo Largo, para assumirem esses novos postos de trabalho.