Sabado às 27 de Abril de 2024 às 05:02:07
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Opinião

Péssimas estradas: triste verdade que nos aproxima

Ainda estamos "boquiabertos" com a repercussão do triste vídeo feito pelo Grupo BR-277 na entrada de Curitiba, BR-277, na última terça-feira (27).

Péssimas estradas: triste verdade que nos aproxima

Ainda estamos "boquiabertos" com a repercussão do triste vídeo feito pelo Grupo BR-277 na entrada de Curitiba, BR-277, na última terça-feira (27). Nele mostra um buraco bem grande, pelo qual passa um veículo Corsa e que tem os dois pneus estourados. Publicamos esse vídeo como forma de alerta aos motoristas que poderiam passar pela região naquele momento e o vídeo viralizou de tal forma, que mostrou que os problemas de estradas ruins não está presente somente em Campo Largo, na Região Metropolitana, no Paraná ou no Brasil, mas no mundo como um todo.

Este vídeo rendeu mais de 4,5 milhões de visualizações - até 11h do dia 29/02/2024 -, mais de 74 mil curtidas, 30 mil compartilhamentos e 1,4 mil comentários de vários lugares do mundo. Foi até bem recorrente os compartilhamentos nos stories do Instagram com a trend "POV", que remete a um "ponto de vista", seguido do relato de outros lugares. Engana-se quem acredita que foram pessoas de países emergentes que compartilharam apenas. Países como Estados Unidos, Itália e França também estavam compartilhando dando seu "ponto de vista" em forma de crítica ao local em que vivem.

Chegamos então à constatação que um frame de uma situação tão triste quanto essa é capaz de unir não só as pessoas desta região de Campo Largo - Curitiba, mas de todo o mundo. Há problemas parecidos com esses em todos os lugares, desde os mais desenvolvidos até os mais emergentes. O impacto deste vídeo atingiu mais de 2,6 milhões de pessoas ao redor do mundo, onde 99% delas não eram nossas seguidoras, isso sem contar as pessoas alcançadas no Facebook, que somam mais 26 mil a essa conta. Mais localidades sofrem com buracos, falta de sinalização, iluminação precária e acostamentos inexistentes são apenas alguns dos problemas que colocam em risco a vida de milhões de pessoas que trafegam diariamente por elas.

No Brasil, segundo o estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), apenas 32,5% das rodovias federais estão em boas condições. Ao adotar uma visão mais macro, considerando o mundo, a situação é preocupante. De acordo com o Banco Mundial, cerca de 40% das estradas do mundo estão em estado precário, colocando milhares de pessoas em situação de risco e até mesmo prejudicando o orçamento financeiro, visto que acaba afetando um bem, o automóvel.  

Nesta quarta-feira (28), a concessionária Via Araucária assumiu a rodovia BR-277, que estava dentro do pacote pertencente ao Lote 01 e realizará grandes investimentos - bilionários - ao longo de 30 anos, fundamentais para garantir a segurança de milhares de pessoas, tendo como bônus o impulsionamento da economia e desenvolvimento das cidades. Este prazo que ficamos sem uma concessionária para administrar um trecho tão intenso quando a BR-277 mostrou como a iniciativa privada pode ser benéfica, quando comparada à administração estadual, que acaba agindo mais para conter situações emergenciais.

Cabe a nós agora ficarmos atentos às novidades e compartilhar também notícias boas sobre a evolução dessas estradas, que precisam com urgência de intervenções.