Domingo às 28 de Abril de 2024 às 10:07:51
EM CAMPO LARGO 18º | 28º
Geral

Baixas na energia têm acontecido devido à manutenção em subestação da Copel

Baixas na energia têm acontecido devido à manutenção em subestação da Copel

O comércio local e muitas residências em Campo Largo têm registrado baixas na energia elétrica. A Folha recebeu algumas reclamações e dúvidas de leitores, do motivo e também de como proceder em caso de queima de aparelhos eletrônicos.

O presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, informou que a Copel já foi notificada sobre a situação e a equipe técnica explicou que o motivo é a manutenção da Subestação da Copel que fica localizada no Bom Jesus. A manutenção é para modernizar e automatizar a subestação e foram instalados analisadores de tensão.

Segundo José, esta subestação é responsável por vários circuitos na cidade e faz migrações de unidades consumidoras de acordo com o local em que estão trabalhando na manutenção. Com isso acontecem essas baixas nas tensões, o que chamam de afundamento. Por proteção, os aparelhos eletrônicos acabam desligando. O diretor técnico da Cocel, Carlos Krzyzanovski, declara que Cocel e Copel estão trabalhando em conjunto para minimizar os efeitos dos afundamentos.

Questionado sobre quedas consecutivas como aconteceu há três semanas, de cair e voltar a luz, o presidente da Cocel explica que que a companhia hoje tem religadores automatizados que tenta religar toda vez que há uma queda. Depois da terceira tentativa sem sucesso, aí é enviada uma equipe ao local. Essa automação tem resolvido a maioria dos casos de queda, como por exemplo quando bate um galho na fiação e antes desligava a luz, mas hoje ela automaticamente volta e na maioria das vezes nem é percebida pelo consumidor devido à agilidade. Mas desta vez levou mais tempo devido à manutenção na subestação.

Essa subestação no Bom Jesus atende a região central, Botiatuva, Itaqui, Campo do Meio, região da Faxina, Itambé, Itambezinho e Vargedo.

Outra situação de queda como aconteceu na semana passada e é mais pontual, conforme explica José, é quando acontece um acidente em que há colisão em poste. Isso aconteceu no Botiatuva e por um pequeno período ficou sem luz e acaba sendo um caso especifico.

Consumidores que tenham tido aparelhos queimados pela oscilação de energia podem abrir um processo interno na Cocel, para que seja solicitado o ressarcimento. É importante que sejam informadas a data da ocorrência e as características dos equipamentos danificados. Todo o passo a passo para pedido de ressarcimento por danos elétricos está disponível no site da Cocel, www.cocel.com.br.