Segunda-feira às 29 de Abril de 2024 às 12:52:16
EM CAMPO LARGO 18º | 28º
Geral

Reforma da Escola Municipal Reino da Loucinha será finalizada no início do ano letivo 2024

Reforma da Escola Municipal Reino da Loucinha será finalizada no início do ano letivo 2024

A Prefeitura de Campo Largo finaliza mais uma obra de revitalização, reforma, adaptações e acessibilidade; agora, é na Escola Municipal Reino da Loucinha, histórica e conhecida instituição de ensino localizada no centro do município, e a segunda maior em número de alunos.

Pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Educação, a instituição recebeu toda a troca do telhado, até então em fibrocimento, por um material mais moderno e eficiente - a telha termoacústica. A mudança foi necessária pelas frequentes infiltrações que acometiam a estrutura da instituição em dias de chuvas intensas.

A obra não se limitou somente à substituição do telhado, abrangeu, também, uma transformação completa na estrutura com a troca de calhas e rufos. A antiga estrutura de madeira foi substituída por uma metálica, visando fortalecer a infraestrutura como um todo.

Início - O projeto teve início em dezembro de 2022 e foi concluído em novembro de 2023, correspondendo a, aproximadamente, neste período, três/quartos de todo o telhado. O restante da troca foi realizado por outra empresa, que simultaneamente executa a reforma geral da instituição. Atualmente são realizados alguns reparos para vedar completamente o telhado.

A escolha da telha termoacústica traz benefícios como um isolamento térmico eficiente, proporcionando ambientes mais confortáveis, independente das condições climáticas. Além disso, o material da nova telha contribui para a redução do ruído externo.

Vantagens da nova estrutura - A substituição da estrutura de madeira pela metálica oferece vantagens adicionais, reconhecidas por sua resistência, durabilidade e capacidade de suportar cargas mais pesadas, promovendo ampliação da segurança e estabilidade do edifício. Além disso, a necessidade reduzida de manutenção em comparação com estruturas de madeira resulta em economia de recursos a longo prazo.

Junto à troca do telhado, uma segunda etapa, em execução, abrange a reforma completa das 19 salas de aula, adaptação em acessibilidade nos sanitários às PcD - Pessoas com Deficiência, que tem o prazo para ser finalizada no final de janeiro do próximo ano, com recursos da Secretaria Municipal de Educação. Esta etapa contempla troca de piso, pintura geral, instalação de gradil, adaptações atualizadas para prevenção a incêndio e a acessibilidade. Foram instalados novos hidrantes, extintores, piso tátil, rampa de acesso, iluminação de emergência e alarme de incêndio.

Durante o período da reforma, o ano letivo dos estudantes matriculados não foi prejudicado, já que as aulas aconteceram em dois locais: no Centro Catequético da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e no Centro Catequético do Santuário do Senhor Bom Jesus.

Hoje, a Escola Municipal Reino da Loucinha comporta 800 estudantes, aproximadamente, com ensino desde à Educação Infantil IV e V, ao Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, 1º ao 5º anos.