Domingo às 28 de Abril de 2024 às 05:17:27
EM CAMPO LARGO 18º | 28º
Geral

Natal iluminado na Erce mostra encanto e dedicação em cada detalhe

Natal iluminado na Erce mostra encanto e dedicação em cada detalhe

Pelo terceiro ano seguido, a Associação Erceana Campolarguense promove uma exposição de Natal aberta à comunidade e que tem enchido os olhos de quem passa pelos corredores e salas da instituição. Com várias áreas decoradas, contando com a dedicação de colaboradores e estudantes de todas as idades, essa também é uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido no local.

A exposição receberá os visitantes até o próximo dia 22 de dezembro, das 19h às 21h. Não é cobrada entrada, porém, aqueles que quiserem poderão doar um quilo de alimento não perecível ou roupas e brinquedos em bom estado de conservação, que são enviadas ao bazar ou doadas aos estudantes que precisam. Além da praça de alimentação da Erce estar aberta – com o delicioso e tradicional pastel – também terá itens selecionados à venda no bazar para os visitantes que se interessarem. A grande novidade deste ano é a venda de cartões de Natal feitos pelos próprios estudantes.

Monica Rivabem, diretora da Erce, explica que novamente a instituição foi dividida por setores e que cada um tem um tema. “Tem partes com o nascimento de Jesus – com o presépio –, outra parte que traz mais o gelo e a neve, um setor de presentes, o Vale dos Querubins, exposição com fotos dos alunos, a Vila do Noel – onde também aconteceu a entrega dos presentes para os alunos – e é tudo iluminado, muitas luzes, que dão um toque especial a toda a decoração.”

Importante ressaltar que todo o processo de decoração foi feito em conjunto com os estudantes da Erce. “Já sabíamos antes de abrir para a visita que tinham pessoas esperando para vir aqui. Muitas vezes recebemos pessoas que nunca vieram até a Erce. Esse é o momento delas acabarem conhecendo um pouco do nosso trabalho e principalmente do trabalho dos nossos alunos, vendo que eles conseguem fazer coisas maravilhosas”, ressalta.

A primeira reunião para definir um briefing para o Natal aconteceu ainda no mês de julho, definindo o tema de cada espaço, com uma grande pesquisa sendo realizada pelos profissionais, que anotaram tudo em um documento. Entre os meses de agosto e setembro, itens mais pesados, que necessitavam de mais tempo para serem feitas e que fossem duráveis até dezembro, começaram a ser confeccionados pela equipe.

A chuva também teve um impacto sobre a montagem da decoração. “Como choveu muito, tornou-se mais difícil de colocar os detalhes da decoração, pois poderiam ser danificados pela chuva e pelo vento. A casinha do Papai Noel, por exemplo, nós montamos a estrutura, mas não conseguíamos fechar ela, pois usaríamos compensado de madeira e poderia inchar com a retenção da água. Era para termos inaugurado ainda no início de dezembro, mas por conta da necessidade de acertarmos alguns detalhes optamos por inaugurar no dia 08”, conta Monica.

Sempre emocionante

Monica comenta que é sempre muito emocionante a reação das pessoas ao verem a decoração de Natal. “Até no ano passado, quando fizemos a festa interna e recebemos mais de 200 pessoas na escola, conseguimos ver essa magia de Natal estampada no rosto das famílias. Nós temos uma realidade aqui que nem todas as famílias conseguem ir ver as decorações de Natal, por diversos motivos. Eles virem até a Erce para buscar os presentes e visitar o nosso espaço, com as decorações, locais para tirar foto, ver os trabalhos que seus filhos fizeram com tanta dedicação e carinho traz em nós um sentimento de muita realização e alegria, isso nos impulsiona para querer sempre fazer mais e melhor”, finaliza.