Sexta-feira às 10 de Maio de 2024 às 06:55:34
EM CAMPO LARGO 16º | 26º
Geral

Vários bairros sem água e Sanepar explica sobre problema que acarreta na queda de produção

Vários bairros sem água e Sanepar explica sobre problema que acarreta na queda de produção

São muitos os bairros que registraram problema de falta de água, em especial no último final de semana. Moradores do Itaqui chegaram a relatar à Folha que o problema tem sido frequente, há algumas semanas, mas que dos dias 15 a 17 a situação foi ainda pior.

A Folha entrou em contato com a assessoria de imprensa da Sanepar, que explicou que “a estação de tratamento de água de Campo Largo está passando por um processo de manutenção operacional para ajustar problemas que ainda são reflexo do excesso de chuvas de novembro. As chuvas elevaram em 30 vezes o índice de turbidez, passando de 10 NTU (unidade de turbidez) para 300 NTU. Mesmo após o encerramento das chuvas, o sistema reteve um grande volume de resíduos que vem exigindo da Sanepar um intenso trabalho de remoção desse material. Esse processo faz com que haja uma queda na produção de água. A Sanepar continua trabalhando dia e noite para equalizar a produção e a distribuição de água na cidade”.

O problema tem afetado inclusive produção em empresas, tendo o relato de uma que teve comprometido o trabalho durante um dia e meio devido à falta de água. Em residências que não têm caixa d’água, moradores precisam sair de suas casas para tomar banho em parentes.

Em nota enviada final de semana pela Sanepar, a informação de que “por problemas operacionais na estação de tratamento de água Rio Verde, ocorridos neste sábado (16), pode haver falta de água e/ou oscilação de pressão na rede. Podem ser afetados os bairros: São Caetano, Jardim Bela Vista, Itaqui, Itaqui de Cima, Vila Bancária, Campo do Meio, Bom Jesus, Cristo Rei, Itaboa, Jardim Rivabem, Jardim Busmayer, Ouro Verde, Vila Ferrari, São Francisco, Salgadinho, Vila Elizabeth, Rondinha, Jardim Emília, Jardim Carmela, Vila Solene, Cercadinho e Vila Rebouças. Equipes trabalham para resolver a situação”.

Havia previsão da água retornar domingo, mas outras notas foram enviadas na sequência pela Sanepar falando que o problema ainda persistia e o último prazo informado para concluir a manutenção na unidade, que está operando com capacidade reduzida, é na madrugada desta terça-feira (19).

A orientação da companhia é que “em situações como esta, priorize a água tratada para higiene e alimentação. Em dias mais quentes, a população deve ficar mais atenta e não desperdiçar água. Adie serviços que não sejam essenciais. Economize! Podem ficar sem água principalmente clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros. Caminhões-pipa continuarão atendendo unidades de saúde e escolas até que a situação se normalize totalmente.”

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, ou Whatsapp (41) 99544-0115. Ao entrar em contato, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.