Terça-feira às 28 de Maio de 2024 às 11:03:55
Geral

Campo-larguense se destaca na prática do freestyle motocross

Campo-larguense se destaca na prática do freestyle motocross

Estar em meio a motocicletas, trilhas, velocidade fizeram com que o campo-larguense Luiz Gustavo Bone (30), conhecido como Polako, adquirisse o gosto pelo esporte radical, se tornando o único paranaense a praticar o Freestyle Motocross.

“Desde pequeno sou apaixonado por motos. Comecei fazendo trilhas, depois comecei a competir no Velocross e Cross-country, fui vice-campeão Paranaensce de Cross-country. Descobri o Freestyle Motocross através de vídeos, desde então sonhava em ser piloto. Com muito esforço realizei esse sonho, fui para Bragança Paulista treinar com Diego e Cyro dois pilotos profissionais, assim dei início à carreira”, relembra o campo-larguense.

Ele explica que o Freestyle Motocross é uma modalidade estilo livre, que surgiu no começo dos anos de 2000, mas que para ele não é só um esporte, mas um estilo de vida que envolve muita adrenalina. “Eu treino no meu próprio centro de treinamento aqui em Campo Largo. Os treinos são sempre aprimorando o que sei e buscando manobras novas. Entre os principais desafios deste esporte, além de saltar 21 metros de distância e a quase 10 metros de altura, são as manobras no ar que fazemos. Sempre estamos indo além dos limites, tentando fazer mais manobras difíceis”, diz.

Ele comenta que os altos riscos é o que faz muitos atletas escolherem outras modalidades dentro do motocross ao freestyle. “Sou o único piloto profissional no Paraná. Tem pilotos que estão começando atualmente, existem poucos pilotos no Brasil e no mundo devido ao risco e por ser um esporte que precisa 100% de dedicação. Fiz shows em várias regiões do Brasil com a equipe Protork Freestyle Show, inclusive fiz show na Argentina e no Recife”, conta.

O risco é tão alto que Polako comenta já ter sofrido algumas quedas, sendo que na última ficou um ano fazendo fisioterapia e três meses de cadeira de rodas, mas que já se recuperou, voltou aos treinos e avisa: “Meus planos para o futuro são ter uma alta performance com manobras e saltos que ninguém ainda fez”, finaliza.

Para conhecer mais das manobras do atleta, siga no Instagram @polako_fmx e no YouTube.com/Polakofmx.