Sabado às 15 de Junho de 2024 às 06:47:17
Geral

Motoristas pedem melhorias nos acessos para a região central em obras do Binário Ema Taner

Motoristas pedem melhorias nos acessos para a região central em obras do Binário Ema Taner

As obras da segunda fase do Binário Ema Taner de Andrade tiveram início e exigem cuidados e atenção de quem precisa passar pela região. Motoristas leitores da Folha de Campo Largo relatam precisar usar rotas alternativas que são distantes, acabam afetando todo o trânsito da região e faz com que o motorista precise percorrer mais tempo para chegar ao destino.

Um exemplo é que sentido bairro ao Centro há duas opções, onde uma delas é pegar a Avenida Marcelo Puppi, ir até a Rua Vinte Um de Abril e dar a volta pela Vila Otto ou dar a volta pelo bairro Ouro Verde para acessar o trevo próximo à Nichele/Supermercado Pangracio. 

As grandes filas causadas pela necessidade de desvio também estão presentes na Avenida Ayrton Senna, principalmente em horários de pico – pela manhã, hora do almoço e próximo das 17h – causando longa espera para a travessia sentido Centro. Em algumas situações, a Guarda Municipal esteve presente orientando o fluxo.

A Folha questionou a Prefeitura de Campo Largo sobre essa possibilidade e sobre a melhoria nos acessos, que respondeu por meio de nota: “Na última semana de outubro, as obras do binário Ema Taner passaram para uma nova fase, que contempla a construção de uma rotatória que fará a ligação de várias regiões do Centro e dos bairros pela Rua Ema Taner, pela Avenida Prefeito Marcelo Puppi (antiga BR-277), entre outras. Por conta disso, a Prefeitura de Campo Largo vem informando nos canais oficiais que algumas vias ficarão temporariamente interditadas para a realização dos serviços. Os acessos vão sendo liberados pontualmente durante a execução da obra. O prazo para finalização da nova rotatória, de acordo com empresa executora, a Venturi & Zen, é até maio de 2024, dependendo das condições climáticas. A Prefeitura pede a compreensão dos moradores e comerciantes. Esta é a maior obra do município e trará benefícios e desenvolvimento a longo prazo”.

Mudança de sentido

Uma mudança no sentido foi anunciada pela Prefeitura, na Rua Roberto Dobrzanski, válida desde essa segunda-feira (06). A via, que tinha sentido único, passa a ter mão-dupla. O Departamento de Trânsito (DepTran) já fez a sinalização no trecho que tem aproximadamente 200 metros de extensão. A mudança de sentido continuará válida após a inauguração do binário.

Na Rua Ema Taner de Andrade passou a ser contramão seguir Centro sentido bairro. A rua apenas “desce” sentido Centro e tem velocidade máxima permitida de 60 km/h, conforme as placas. A questão é que há ainda motoristas que não respeitam o sentido da via e trafegam na contramão.

Crescimento ordenado

Nesta semana a Folha conversou com Juarez Carvalho, secretário interino de Desenvolvimento Urbano, que explicou mais sobre a obra. “Devemos levar em consideração que uma obra, por menor que ela seja, causa um impacto, imagine então na proporção do que está acontecendo na Rua Ema Taner de Andrade. Estamos pensando no bem comum da sociedade, que já mostra a necessidade de crescer, expandir regiões de maneira ordeira, por isso a necessidade de fazermos uma obra grandiosa como essa, que precisa de um bom investimento em todas as suas etapas e também de tempo e paciência.”