Segunda-feira às 29 de Abril de 2024 às 04:21:39
EM CAMPO LARGO 18º | 28º
Opinião

Trânsito caótico e motoristas impacientes: combinação fatal

Campo Largo está cada vez mais com cara de cidade grande e, infelizmente, com essa característica também vêm os problemas do crescimento.

Trânsito caótico e motoristas impacientes: combinação fatal

Campo Largo está cada vez mais com cara de cidade grande e, infelizmente, com essa característica também vêm os problemas do crescimento. O trânsito tem sido uma grande preocupação de quem vive por aqui. Com frequência, a Prefeitura de Campo Largo alerta para cuidados no trânsito e sobre como a frota de veículos na cidade aumentou nos últimos anos. É um fato visível, pois está cada vez mais difícil estacionar em ruas centrais e durante o dia todo há movimento nas ruas.

Infelizmente, acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motociclistas, tornaram-se frequentes. Nesta semana, em questão de minutos, dois motociclistas estiveram envolvidos em acidente no mesmo local. Isso deveria nos fazer pensar em alternativas que realmente dessem resultado para trazer mais segurança e melhorias para o trânsito campo-larguense.
Medidas como a implementação das calçadas reduziram os atropelamentos na região central e os semáforos fizeram com que o número de batidas em cruzamentos fosse menor. Quer você queira ou não admitir, foi o que deu resultado. Agora, pensando nos bairros, estratégias melhores também devem ser propostas, ao mesmo tempo que o motorista, motociclista, ciclista ou pedestre deve estar consciente da sua responsabilidade.

O que dizer do trânsito nas rodovias? Diariamente quem precisa utilizar a BR-277 para trabalhar ou estudar, experimenta a frustração de “perder” horas preciosas do seu dia enfrentando filas intermináveis para um conserto de poucos metros de asfalto. Já chega cansado para o trabalho e sabe que na volta, muitas vezes, a fila será ainda maior. A administração da pista também deve levar em conta o deslocamento de pessoas que transitam em uma das principais rodovias do Estado, por onde, diariamente, passam mais de 50 mil veículos.

Infelizmente, não é só Campo Largo que sofre com o trânsito cada vez mais caótico. De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o número de acidentes de trânsito no Brasil aumentou 10% em 2023, em comparação com o ano anterior. Foram registrados mais de 600 mil acidentes, com um total de 30 mil mortes. Os acidentes de trânsito continuam sendo a principal causa de morte no Brasile, quando não fatais, podem deixar sequelas graves, tanto físicas quanto psicológicas.

Somado ao trânsito caótico está a impaciência dos motoristas, cansados das longas esperas nos congestionamentos, com o estresse do dia a dia acumulados, acabam se expondo em riscos desnecessários e envolvendo mais pessoas de maneira irresponsável e arriscada. Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária ainda de 2022 mostram estatísticas de que brigas no trânsito vitimaram cinco pessoas por hora no Brasil, colocando-o entre os mais violentos no trânsito em todo o mundo. Quando isso acontece, deixa um buraco nos corações de familiares que jamais será preenchido novamente, como já vimos relatos de pais que perderam filhos desta maneira em nossa própria cidade.  Que cada um esteja consciente da importância de fazer sua parte para contribuir para um trânsito mais seguro e que esforços não sejam economizados na hora da ação do poder público diante desta problemática.