Domingo às 28 de Abril de 2024 às 11:29:21
EM CAMPO LARGO 18º | 28º
Geral

Turismo de Campo Largo trilha caminho da profissionalização como destino turístico inteligente

Município celebra ações em andamento para estruturar e fortalecer o setor, aprimorar os negócios locais e implementar novidades

Turismo de Campo Largo trilha caminho da profissionalização como destino turístico inteligente

Na última quarta-feira, 27 de setembro, foi comemorado o Dia Mundial do Turismo, data estabelecida há 40 anos pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e que celebra a relevância do setor que movimenta mais de 1.4 bilhões de turistas anualmente, segundo dados da OMT de 2019. É um giro de pessoas que contribui para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e histórico das cidades. Após a pandemia, a retomada do mercado turístico está aquecida, com a circulação e aglomerações de pessoas renovada e um olhar mais cuidadoso ao futuro.

O tema deste ano escolhido pela OMT é “Turismo e Investimento Verdes”, com foco em investimentos para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Para além do faturamento, o Turismo pode - e deve - ser sustentável e inovador, sendo relevante também na preservação ambiental. E um dos caminhos são os projetos em parques e biomas. Um exemplo aqui na região é a Floresta Nacional do Assungui, localizada no interior do município. A Unidade de Conservação guarda um importante remanescente de araucárias do nosso Estado, no distrito São Silvestre (Estrada do Cerne). Além do foco na preservação, ações na localidade resultam no envolvimento das comunidades e na perpetuação das culturas e da história dos antepassados.

Novidades - Um projeto que está ativo e sendo executado com a finalidade de promover o crescimento das regiões mais descentralizadas é uma parceria do Departamento de Turismo com a Fundação Alphaville. Justamente nessa semana será realizado um encontro com o tema “Construindo o Turismo em Campo Largo”, no distrito da Ferraria, para ouvir ideias e opiniões dos empreendedores, comerciantes e líderes da comunidade local sobre a reestruturação do turismo na região. Será no dia 28 de setembro, das 18h às 21h, no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Ferraria que fica na Rua Mato Grosso, 8103, no distrito (próximo ao Mercado Super Mais e a Auto Escola Direção). Para mais informações entre em contato (41) 3291-5229 ou (41) 99704-0070

Bernadeth Kulka, diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), destaca também a realização do projeto Destino Turístico Inteligente (DTI) em Campo Largo. Depois do lançamento do projeto, em maio deste ano, aconteceram quatro workshops que resultaram em um diagnóstico da cidade, a partir dos quatro eixos: governança, sustentabilidade, tecnologia e experiência. Os próximos passos são debater esse diagnóstico junto com as entidades que compõem a governança e traçar diretrizes para Campo Largo evoluir em todos os eixos do DTI.

“O projeto está a todo vapor, primeiro ministrado pelo Sebrae/PR como uma capacitação para os empresários do setor, e agora nas reuniões periódicas de um comitê gestor. O Departamento Municipal de Turismo trabalha na integração entre os representantes dos setores público e privado, das universidades, empresas de turismo e de tecnologia. Turismo é estar ativamente em contato não somente com os turistas, mas também com aqueles que oportunizam a realização de um turismo mais inclusivo, sustentável e autêntico. Inclusive a própria população campo-larguense”, explica Bernadeth Kulka.

Cadastramento negócios locais - O Departamento Municipal de Turismo reitera a importância dos cadastros de negócios locais para fomentar passeios, visitas, eventos, feiras, atrações e outras oportunidades de trazer visitantes para Campo Largo. Segue em vigor o cadastramento gratuito de todos os comércios, empreendimentos e serviços localizados dentro do município que têm algum vínculo com o mercado turístico. A partir desses cadastros, a Secretaria está formando um banco de dados para a realização de um Catálogo Turístico.

Faça o cadastro ou de forma presencial, no Departamento de Turismo, levando o número do CNPJ e a lista das atividades CNAE registradas para seu negócio. Agende pelo telefone (41) 3291-5229.

Cadastur - Sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo e, segundo Bernadeth Kulka, “o cadastro garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados. Ele também é uma importante fonte de consulta para os turistas”. Quem atua no setor não pode deixar de ter, pois a realização de atividades turísticas sem o mesmo pode acarretar multas. Simples, rápido, todo online e GRATUITO, executado pelo Ministério do Turismo, esse cadastro também serve como uma plataforma eficaz para a divulgação do empreendimento/empresa.

Principais destinos - Campo Largo é reconhecida, nacionalmente, como a Capital Nacional da Louça. Localizada na Região Metropolitana de Curitiba, também é conhecida pela sua tradição na produção de uva e vinho. Recebe, anualmente, milhares de turistas para conhecer as vinícolas, restaurantes e estâncias no interior do município. Além do turismo rural, Campo Largo possui outros destinos turísticos em potencial como o Museu Histórico, o Parque Newton Puppi e a Igreja Nossa Senhora da Piedade.