Quinta-feira às 02 de Maio de 2024 às 12:27:03
EM CAMPO LARGO 18º | 31º
Opinião

Corrida eleitoral pelas prefeituras está em andamento

Seja em diretórios nacionais ou dentro das cidades, algo já ficou bastante claro: as corridas eleitoriais para garantir boas alianças políticas já iniciaram

Corrida eleitoral pelas prefeituras está em andamento

Seja em diretórios nacionais ou dentro das cidades, algo já ficou bastante claro: as corridas eleitoriais para garantir boas alianças políticas já iniciaram. Conversas de bastidores e reuniões a portas fechadas nos apontam para um possível cenário nas Eleições Municipais 2024, e algumas surpresas podem surgir no futuro.

À nível de Brasil, diretórios de partidos já mostram-se aliados, realizando pesquisas para entender melhor os anseios dos eleitores e o perfil de candidato em alta para 2024. O ex-presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, chegou ao Brasil já com a meta de fortalecer o Partido Liberal e disputar as eleições de 2024 com bastante força. A intenção dele é conseguir 60% de prefeitos eleitos, sejam do partido dele ou de aliados. Atualmente, somente o partido de Bolsonaro já possui 20% da bancada do

Congresso Nacional, além de grande número de representantes na Câmara dos Deputados.
Do lado oposto da corrida eleitoral pelas prefeituras, a esquerda já mostra alianças. Conforme divulgação da Carta Capital, feita nesta quarta-feira (29), PT e Psol firmaram parceria para desenvolver estudos sobre a realidade brasileira, com foco nas eleições municipais de 2024, além do combate ao "conservadorismo de extrema-direita". Vale lembrar que após a eleição do presidente Lula, a diretoria do PT em Campo Largo declarou à Folha que havia o interesse de lançar uma candidatura de esquerda à Prefeitura da cidade.

Quem também já iniciou os trabalhos é o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que começa a organizar uma eleição quando o resultado da última é publicado. O trabalho é grande para que os milhões de brasileiros possam ir às urnas escolher seus representantes em um só dia, com resultado proclamado na mesma data.
Segundo informações oficiais, será realizado no TSE, dia 11 de abril, um encontro entre o Presidente do TSE, Ministro Alexandre de Moraes, e os Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país, em uma reunião que terá como pauta temas acerca das Eleições 2024, incluindo sugestões sobre combate à desinformação; e apoio da Justiça Eleitoral à eleição de conselheiros tutelares. A atenção para as eleições são tantas, que ainda em 2022, no mês de novembro, o TRE do Paraná realizou o evento Prepara 2024, onde realizou um balanço das eleições realizadas no ano e apresentou ideias para melhorias nos pleitos.

O fato é que pensar e viver política envolve estratégias que unem um pleito a outro, desenhando forças e realizando manobras. O fato é que a Folha de Campo Largo segue acompanhando o cenário político municipal e também já traça projetos para levar a você, leitor, o melhor do conteúdo político-eleitoral.