Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 08:02:12
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Opinião

Esteja preparado para as oportunidades que batem à porta

Nesta semana foram anunciadas mais 400 vagas de emprego, que serão abertas em resultado do investimento de ampliação da Caterpillar, na planta de Campo Largo.

Esteja preparado para as oportunidades que batem à porta

Nesta semana foram anunciadas mais 400 vagas de emprego, que serão abertas em resultado do investimento de ampliação da Caterpillar, na planta de Campo Largo. Uma oportunidade praticamente única de ingresso na empresa que, em 2021, foi reconhecida como a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil, na categoria “Grande”, certificado emitido pelo Instituto Great Place to Work, que avalia milhares de empresas no país todo. Essa não é a primeira vez que conquista o título, pelo contrário, é a quinta. Isso faz com que a Caterpillar seja a única empresa brasileira a permanecer no seleto grupo das dez melhores empresas por 15 anos consecutivos.

Que grande orgulho ter uma empresa deste porte em nossa cidade e principalmente ver que escolheu Campo Largo para receber um investimento tão grandioso a ponto de gerar um número tão expressivo de vagas. Essa abertura retorna em maior movimentação financeira dentro do município, com famílias que podem voltar a ter um conforto com uma oportunidade de emprego.

Mas, assim como existe em todas as empresas, dos mais diversos tamanhos, a oportunidade praticamente única de ingresso em uma vaga, também existe a necessidade do interessado em pesquisar sobre a área pretendida de atuação, quais os atributos, as características exigidas para completar e investir em si mesmo. Como já trouxemos por várias vezes em conteúdos sobre capacitação profissional, nem sempre é necessário realizar grandes cursos ou investir muito dinheiro na formação, mas desenvolver habilidades singulares exige sim disciplina.

Ao passo que se permite ficar em redes sociais, assistindo filmes ou “gastando tempo” em atividades vazias, é perfeitamente possível gerir o tempo para crescer, aprender e aplicar em sua vida os novos conhecimentos.

Ler, estar a par do que acontece no Brasil e no mundo e, ainda, realizar cursos gratuitos ou de baixo investimento pode trazer uma nova visão de mundo, que é essencial na hora de uma entrevista, para quaisquer vagas. Qualquer empresa em processo seletivo dará a oportunidade ao candidato que se expressa melhor, que tem uma visão diferenciada e consequentemente àqueles que estão mais preparados - isso é básico.

Ainda que não tenha experiências anteriores, é possível investir tempo em atividades não remuneradas - como voluntariado, por exemplo - que além de ajudar ao próximo, criará senso de organização, gestão de tempo, recursos, tomadas de decisão, entre outros.

Com certeza a diversão, o lazer e o tempo ocioso fazem muito bem para a mente do ser humano. Todos nós precisamos de descanso, porém, quando esta se torna a regra, muito prejudica o aspecto profissional e desenvolvimento pessoal de homens e mulheres, independente da idade que tenham. Exercitar o cérebro é extremamente importante em todas as áreas da vida. Nem sempre é fácil criar uma rotina de aprimoramento, equilibrando todas as responsabilidades imputadas a nós diariamente - como administração do lar, cuidado com os filhos, relacionamentos interpessoais, entre outros. Porém, é preciso ter ciência que tomar para si pelo menos uma hora do dia para investir em conhecimento é o que tornará o seu futuro melhor. Existem coisas que ninguém pode fazer por você, e estudar é uma delas